Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DESINFECÇÃO

Mortos por Covid-19 vão passar por autópsia 'especial', determina Saúde

Secretaria recomenda limpeza imediata após óbito
23/03/2020 15:14 - Adriel Mattos, Izabela Jornada


Em resolução publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) desta segunda-feira (23), a Secretaria de Saúde (SES) autorizou a realização de autópsia verbal para que os casos de infecção pelo novo coronavírus sejam melhor elucidados.

A autópsia verbal acontece quando se tem morte por causa desconhecida, geralmente, além de fazer a autópsia no corpo do defunto, a equipe é autorizada a entrar em contato com a família e com os mais próximos para interrogar sobre os sintomas, hábitos de vida, a fim de elucidar as causas da morte.

Além desse procedimento, os profissionais de saúde deverão fazer a limpeza e a desinfecção de superfícies de maneira estabelecida pela secretaria.

Recomenda-se que a limpeza das áreas de isolamento seja concorrente, imediata ou terminal. A limpeza concorrente é aquela realizada diariamente; a limpeza terminal é aquela realizada após a alta, óbito ou transferência do paciente; e a limpeza imediata é aquela realizada em qualquer momento, quando surge sujeira ou contaminação do ambiente e equipamentos com matéria orgânica, mesmo após ter sido realizado a limpeza concorrente.

A resolução será aplicada para casos confirmados e casos suspeitos. Para fins de aplicação, é considerado caso confirmado: aquele com diagnóstico da infecção pelo agente COVID-19 por exames laboratoriais; caso suspeito: aquele que tenha apresentado síndrome respiratória aguda grave ou com histórico clínico compatível com a infecção.

Para os casos de infecção por COVID-19 com confirmação laboratorial que vierem a óbito após diagnóstico confirmado deverão ter a Declaração de Óbito preenchida com causa bem definida e, como Causa Básica do Óbito, deverá ser incluída “Infecção por Coronavírus – COVID-19”.

Já nos casos de óbito de pessoas com infecção suspeita de COVID-19, deverá haver coleta de material biológico (swab masal – ambas as narinas e Orofaringe) para exame de SARS-CoV-2 a ser encaminhado para o LACEN ou outro laboratório designado pela SES.

 

Felpuda


Dia desses, há quem tenha se lembrado de opositor ferrenho – em público –, contra governante da época, mas que não deixava de frequentar a fazenda de “sua vítima” sempre que possível e longe dos olhos populares. Por lá, dizem, riam que só do fictício enfrentamento de ambos, que atraía atenção e votos. E quem se lembrou da antiga história garantiu que hoje ela vem se repetindo, tendo duas figurinhas carimbadas nos papéis principais. Ô louco!