Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Número de casos confirmados de coronavírus sobe para seis em MS

Todos os casos confirmados são em Campo Grande, com um paciente internado
17/03/2020 16:34 - Glaucea Vaccari


De segunda para terça-feira (17) dois novos casos do novo coronavírus foram confirmados em Mato Grosso do Sul, subindo para seis o total de vítimas que testaram positivo para a Covid-19 no Estado, conforme boletim divulgado na tarde de hoje pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os dois novos casos de Covid-19 são de duas mulheres, de 29 e 37 anos, ambas de Campo Grande. A identidade das vítimas não foram divulgadas, mas consta em boletim que elas tiveram contato com outros pacientes confirmados com o vírus.

Em um dia, foram notificados 22 novos casos suspeitos, no entanto, devidos a novos casos excluídos e descartados, o Estado tem atualmente 26 casos em investigação.

Campo Grande concentra todos os casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Os pacientes são Thayani Silva, namorada do empresário Ueze Zahran Stamatis. Ele mora em São Paulo e testou positivo para o Covid-19 na noite da última quinta-feira; um homem de 31 anos, cujo nome não foi divulgado e viajou a Londres recentemente, além de manter contato com uma pessoa infectada.

Também testaram positivo para a doença o assessor do prefeito Marcos Trad, Robson Gatti, 46 anos, que deu entrada no Hospital da Cassems no último sábado (15), e o cônsul da síria, Kabril Youssef, 66 anos, que foi notificado pelo Hospital Proncon no dia 14 de março. De todos os casos confirmados, apenas o cônsul da Síria se encontra hospitalizado enquanto os demais estão em isolamento domiciliar. Todos estão sendo monitorados.

No total, desde o dia 25 de janeiro deste ano, foram notificados 122 casos suspeitos de coronavírus, com 69 destes descartados após resultado dar negativo para Covid-19 e 11 excluídos por não se encaixarem na definição de casos suspeitos do Ministério da Saúde.

Todos os casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen/MS), onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo Influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde. Anteriormente, as amostras eram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O Brasil registrou a primeira morte por Covid-19. O paciente estava em São Paulo. Com base na evolução dos casos no Brasil, até o momento, estima-se que, sem a adoção das medidas propostas pela pasta para prevenção, o número de casos da doença dobre a cada três dias.

 

Felpuda


Apressadas que só, figurinhas tentaram se “apoderar” do protagonismo de decisão administrativa. Não ficaram sequer vermelhas quando se assanharam todas para dizer que tinham sido responsáveis pela assinatura de documento que, aliás, era uma medida estabelecida desde 2019. Quem viu o agito da dupla não pode deixar de se lembrar daquele pássaro da espécie Molothrus bonarienses, mais conhecido como chupim, mesmo. Afe!