Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Laboratório não aguenta demanda e testes de Covid-19 ficam acumulados

Mato Grosso do Sul chegou a 3.785 casos da doença nesta terça-feira (16)
16/06/2020 12:01 - Gabrielle Tavares


Mato Grosso do Sul registrou um aumento exponencial na procura pelos testes de coronavírus. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, relatou que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MS) está enfrentando sobrecarga nas análises dos testes de Covid-19. Campo Grande atingiu a marca de 784 casos confirmados nesta terça-feira (16), e Dourados 1.295.

“Nós havíamos assumido o compromisso de que em 72h nós daríamos os resultados dos testes prontos. Mas infelizmente com esse acúmulo que aconteceu, principalmente pela grande procura da população da Grande Dourados e da Capital, o Lacen não vai conseguir fazer em 72h”, disse o secretário em transmissão ao vivo realizada hoje pelo Governo do Estado.

Resende ainda informou que foi solicitado novos aparelhos ao Ministério da Saúde e está sendo estudado, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a ampliação dos testes na região. “Para que possamos fazer testes de manhã e a tarde, e também aos finais de semana. Porque a procura é enorme”, comentou.

A prefeitura de Dourados, que se tornou o epicentro da doença no Estado, publicou nesta segunda-feira (15) o decreto 2.664, que estabeleceu “medidas restritivas às atividades e serviços essenciais e não essenciais”. A determinação fecha apenas igrejas e mantém o comércio funcionamento.

“É a região que mais nos preocupa nesse momento, Dourados e as 11 cidades do entorno”, disse o secretário. O local registrou aumento significativo de ocupação de leitos, Resende ainda questionou a prefeitura de Dourados sobre leitos que foram habilitados, mas não estão sendo usados. “Estamos aguardando que a equipe de Dourados coloque esses leitos junto a equipes de saúde para disposição da população. Inclusive os recursos foram repassados de Brasília, para que o município repasse para os hospitais habilitados”, destacou.

Número de casos

Com mais 234 exames positivos para Covid-19 nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 3.785. Geraldo Resende disse que Mato Grosso do Sul pode atingir a marca de 4 mil ainda esta semana. “ Isso é muito preocupante, nos traz aflição muito grande”, frisou.

Foram registrados três óbitos, um morador de Corumbá, uma moradora de Rio Brilhante e uma moradora de Paranaíba, passando para 36 mortes pela doença em Mato Grosso do Sul. Dourados teve aumento de 95 casos nessa terça-feira, Campo Grande teve 64 e São Gabriel do Oeste, 10.

Dos casos confirmados, 1.498 estão em isolamento domiciliar, 1.969 estão sem sintomas e já estão recuperados e 93 estão internados. Sendo 49 em hospitais públicos e 44 em hospitais privados. Quatro pacientes internados são procedentes de fora do Estado e um paciente internado é de outro país.

 
 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.