Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Hospital Regional cria Plano de Enfrentamento à pandemia

Unidade disponibilizará toda a capacidade de leitos para o atendimento do coronavírus
30/03/2020 18:46 - Glaucea Vaccari


 

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul elaborou um Plano de Enfrentamento de Pandemia Covid-19, com objetivo de orientar os servidores na estratégia para o enfrentamento da situação de emergência internacional. Documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30) e, dentre outras medidas, estabelece que será disponibilizada toda a capacidade de leitos para o atendimento à pandemia.

Conforme a publicação, o Hospital Regional tem atualmente 386 leitos disponíveis, que serão destinados 100% para o atendimento aos casos de coronavírus, além de suporte superior de nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 19 leitos adultos no Pronto Atendimento e 130 leitos para observação em tendas que foram montadas na unidade.  

Plano estabelece também que haverá suporte dos serviços de apoio, como lavanderia, imagem, nutrição, serviço social e psicologia, e parque tecnológico.

Gabinete de Crise foi montado e será responsável pela análise, decisão e controle responsável pela gestão plena de situação emergencial. A atuação será de 24 horas por dia, com escalas previamente definidas e encaminhadas a todas as chefias enquanto for necessária a intervenção.  

Serão realizadas reuniões todos os dias com as lideranças de cada equipe  responsável por um setor, seguindo um check list (anexo) a ser conduzido pelo líder do Gabinete de Crise e após reunião breve entre os membros cada qual fica responsável por coordenar as ações nos serviços, para atender à situação emergencial de acordo com a característica que se apresentar.

Cada setor do hospital foi desmembrado como equipe e cada um ficará responsável por ações específicas, que vão desde divulgação de boletins até contagem do quantitativo e disponibilização de equipamentos e capacitação de servidores. Setores são diretor presidente; diretor técnico; diretor de enfermagem;  diretor de ensino e pesquisa; diretor financeiro; diretor administrativo; diretoria de ensino, pesquisa e qualidade institucional; gabinete de crise; núcleo interno de regulação; assistente social; central de equipamentos; manutenção e patrimônio, equipe de RH; equipe de treinamento; equipe de vigilância epidemiológica; CCI; manejo clínico; doações; atendimento multiprofissional aos servidores; portaria e segurança; central de equipamentos; higienização; patologia; serviço de apoio diagnóstico; EPI; nutrição e PAM>

Para a diretora-presidente do Regional,, Rosana Leite de Melo, o plano é necessário para orientação dos profissionais e da população em relação à doença, que ainda causa muitas dúvidas por ser nova.  

. “O primeiro caso no Brasil ocorreu no dia 26 de fevereiro deste ano e aqui, em nosso Estado, no dia 13 deste mês. No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde, declarou o estado de pandemia de Covid-19. É tudo muito recente, então este documento vai proporcionar segurança e orientação aos nossos profissionais da saúde”, disse.

O Plano está sujeito a ajustes decorrentes da sua utilização prática e das modificações do cenário epidemiológico e será desmobilizado quando a situação apresentar indicadores de controle da pandemia sem a possibilidade iminente de recorrência de novos casos.  

 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!