Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE PÚBLICA

Paraguai confirma primeiro caso de coronavírus no país

Brasil já registrou 14 casos confirmados
07/03/2020 14:44 - Fábio Oruê


Ministro da Saúde paraguaio Julio Mazzoleni confirmou o primeiro caso de coronavírus no Paraguai na tarde deste sábado (7). O caso, que devem ser divulgados em breve, foi examinado pelo Laboratório Central, que comprovou o vírus. 

Em sua conta no Twitter, o ministro se pronunciou sobre o fato e aconselhou a população paraguaia a “manter a calma”. “Peço os cidadãos que mantenham a calma, os protocolos já testados e aprovados pelo @opsoms [Organização Mundial da Saúde] já estão sendo aplicados”, diz a publicação. 

 
 

Existem casos confirmados no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia e as autoridades já previam casos no país. Na fronteira do Brasil com o Paraguai, Mato Grosso do Sul monitora sete casos suspeitos, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, divulgados ontem, o Brasil tem 14 casos confirmados de coronavírus no país. Ao todo, 768 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde.

Em entrevista ao site paraguaio ABC Color, o diretor-geral de Vigilância Sanitária do País, Guillermo Sequera, já levava em consideração a situação dos países vizinhos e previa que o coronavírus chegasse ao Paraguai na próxima semana. "O coronavírus pode entrar na próxima semana, a circulação da comunidade pode ocorrer dentro de um mês. São previsões, mas esses são mais ou menos os tempos ”, opinou. 

 

Felpuda


Na troca de alfinetadas entre partidos que não se entenderam até agora sobre eventual aliança, uma outra peça está surgindo: trata-se do levantamento completo sobre investimentos feitos, recursos liberados, parcerias em todas as áreas, além do prazo de quando tudo isso começou. Caso os palanques venham a ficar distanciados, a divulgação será feita à exaustão durante a campanha eleitoral, para mostrar quem é quem na história. Os bombeiros continuam atuando.