Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Penitenciária federal tem visitas suspensas e presídios do Estado terão triagem

Medidas são para prevenir coronavírus na massa carcerária
16/03/2020 16:14 - Agência Brasil, Glaucea Vaccari


Visitas sociais e de advogados foram suspensas no Presídio Federal de Mato Grosso do Sul e outros quatro estados, por determinação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Conforme anúncio feito nesta segunda-feira (16), suspensão das visitas sociais é por 15 dias e de advogados por cinco, a não ser em casos urgentes, que envolvam prazos processuais não suspensos e escoltas.

O Depen administra ao todo cinco presídios federais, sendo o de Campo Grande, Catanduvas (PR), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Brasília (DF).

Nos presídios do Estado sob responsabilidade da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) as visitas estão mantidas, mas servidores públicos, visitantes, advogados, defensores públicos e familiares de presos vão passar por uma triagem antes de entrar no sistema prisional, também conforme orientação do Depen.

A medida visa impedir que pessoas que manifestem sintomas como tosse ou febre entrem no sistema prisional, prevenindo a população carcerária de se infectar com o novo coronavírus (Covid-19). 

Já nos presídios federais, o Depen determinou que os gestores de saúde preencham uma planilha até quarta-feira (18), elencando os insumos necessários para prevenir o coronarívus, com objetivo de levantar a demanda de álcool em gel, máscaras e lenços de papel, para reforçar a aquisição, caso seja necessário.

O sistema penitenciário brasileiro abriga hoje cerca de 770 mil presos. Até esta segunda-feira, não foram notificados casos suspeitos ou confirmados de coronavírus nos presídios do País. 

 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...