Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PREVENÇÃO

Santa Casa passa a restringir entrada de visitantes e acompanhantes por conta do coronavírus

Com primeiros casos confirmados no Estado, unidade se preparou para conter avanço do vírus
16/03/2020 14:59 - Fábio Oruê


 

A partir desta segunda-feira (16), a Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande (ABCG), mantenedora da unidade médica, passou a restringir a entrada de visitantes, voluntários e acompanhantes em função da pandemia do novo coronavírus. A medida foi decidida devido aos casos confirmados do vírus em Mato Grosso do Sul. 

Segundo divulgado pelo hospital, as medidas foram tomadas de forma preventiva e pensando no cuidado com a saúde dos pacientes internados e funcionários. O Comitê Interno de Enfrentamento ao COVID-19, instituído no hospital no mês de janeiro, se reuniu ontem (15) para reorganizar o fluxo da assistência e protocolos de segurança hospitalar. A principal mudança neste momento é em relação a circulação de pessoas dentro do hospital, que a partir de agora estará mais restrita.

Outra medida importante é a suspensão imediata dos estágios, cursos e do internato de medicina realizados na Instituição por meio da Escola de Saúde Santa Casa. Além da suspensão das visitas ampliadas, religiosas e de humanização. Nesse caso, os alunos e os voluntários que diariamente circulam pelo hospital estão sendo orientados a se afastarem das atividades até que seja dada nova determinação pelas autoridades em saúde.

 
 

A permanência de acompanhantes e visitantes foi limitada conforme descrito abaixo, exceto para os casos garantidos em lei:

ACOMPANHANTES

Conforme as novas regras, serão registrados apenas dois acompanhantes por paciente, com acesso restrito e seguindo orientações do Ministério da Saúde sobre o grupo de risco estabelecido [ver abaixo]. Haverá revezamento nos horários pré-estabelecidos de 06h às 06h30 e de 20h às 20h30 nos setores de enfermaria adulto e pediátrica; maternidade; CTI pediátrica e neonatal; e pronto-socorro adulto e pediátrico. Os acompanhantes serão liberados pela equipe de enfermagem do setor e de acordo com a necessidade dos pacientes. Além disso, os que estão em isolamento não terão acompanhante. 

VISITANTES

Neste momento, por medida de segurança, será permitida a entrada de um visitante por paciente, por dia, durante 30 minutos - sem revezamento, com acesso restrito e seguindo orientações do Ministério da Saúde sobre o grupo de risco estabelecido. Os pacientes que estão com acompanhante não terão visita autorizada.

As visitas ocorrerão em horários definidos por setores e/ou andares. No CTI adulto será de 10h às 10h30; pronto-socorro área amarela de 13h30 às 14h; enfermaria adulto e maternidade 11h30 às 12h (1º e 5º andares e Unidade de Trauma), 13h às 13h30 (2º e 4º andar) e 15h às 15h30 (3º andar e subsolo 1). 

Nas áreas verde e vermelha do pronto-socorro e no prontomed as visitas estão suspensas.

Seguindo recomendação do Ministério de Saúde, a entrada não é autorizada para menores de 12 anos, acompanhantes ou visitantes com sintomas respiratórios ou do grupo de risco do Covid-19 (idosos, cardíacos, diabéticos, hipertensos, imunossuprimidos, entre outros). 

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.