O governo de Mato Grosso do Sul determinou a perda de posto e da patente do coronel reformado da Polícia Militar, Amaury Catelli de Alcântara. O decreto foi publicado na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial do Estado.
A medida atende à determinação do Tribunal de Justiça (TJ-MS), a pedido do Ministério Público do Estado (MPMS). Catelli foi condenado em novembro de 2014 pela Justiça paulista a 13 anos e quatro meses de prisão por tráfico de drogas. Ele foi preso em dezembro de 2012.
Nessa data, o réu trafegava na rodovia BR-153, em José Bonifácio, cidade ao norte de São Paulo, distante cerca de 250 km da divisa com Mato Groso do Sul, e foi flagrado com 53 tabletes de cocaína, pesando 53,830 quilos, e levaria para Divinópolis (MG). Após cumprir parte da pena, Catelli passou para o regime domiciliar em junho deste ano.
A decisão para a perda de posto e patente foi proferida em março, após a condenação transitar em julgado, ou seja, esgotou-se todas as possibilidades para recorrer.