Naiara Camargo
20/02/2021 13:10
A situação da Covid-19 em Coronel Sapucaia, cidade localizada a 396km de Campo Grande, é preocupante.
O município, com cerca de 14 mil habitantes, está no grau cinza do Mapa Prosseguir, atualizado em 10 de fevereiro. A cidade é a única de Mato Grosso do Sul que está na pior bandeira, que representa grau extremo de risco.
A não bastar isso, Coronel Sapucaia é a cidade que menos vacinou até agora em todo o Estado. De acordo com o vacinômetro, 46,57% do primeiro grupo prioritário foi vacinado até o momento, enquanto a cobertura vacinal está em mais de 60% no restante das cidades para a mesma população.
Além disso, ao contrário de outras cidades, o Coronel Sapucaia é um dos municípios que ainda tem vacinas para aplicar.
A cidade tem capacidade para imunizar 92% população estimada na fase 1. Isso mostra que a velocidade de vacinação está lenta, embora ainda haja doses para aplicar.
Até a manhã de hoje (20), Coronel Sapucaia já recebeu 2.207 vacinas da primeira dose e já imunizou 995 pessoas, o que representa 46,57%. Em relação a segunda dose, já recebeu 2.036 imunizantes e vacinou 338 pessoas, um percentual de 15,82%.
O Correio do Estado entrou em contato com a Prefeitura da cidade, porém, não fomos atendidos.
O mapa de risco considera a disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19 e quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
Redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos também entram na lista de indicadores.
A bandeira verde representa grau baixo; a amarela, tolerável; a laranja, grau médio; a vermelha, grau alto e a cinza, grau extremo.
A bandeira cinza representa municípios que estão no grau de risco extremo. Há apenas 1 município nesta faixa.
Os municípios que estão neste grau devem suspender aulas presenciais; fechar parques públicos; obrigar o distanciamento social e o uso de máscara em locais públicos.
Também é recomendado toque de recolher das 20h às 5h. Pessoas que morreram de Covid-19 ou de outra causa não devem ter velório e seu enterro deve ser imediato.
A medida também sugere ampliar de leitos UTI em hospitais, contratar leitos extras em hospitais particulares e ampliar quantidade de remédios em unidades de saúde também entram na lista.