Cidades

TRANSPORTE COLETIVO

Corredores e horários exclusivos podem melhorar serviço de ônibus

Alternativas para fluidez do tráfego incluem extinguir estacionamento em ruas importantes

Continue lendo...

A criação de corredores exclusivos do transporte coletivo com faixas apenas para o tráfego de ônibus, alargamento das já existentes nas ruas de maior fluxo – como na Rui Barbosa – e também implantação do sistema na Avenida Afonso Pena, além de horários exclusivos para o tráfego de ônibus em determinadas vias, são algumas das possíveis soluções para as falhas do serviço em Campo Grande. A possibilidade foi levantada e defendida ontem durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, que discutiu o tema.

A Avenida Afonso Pena e a Rua Rui Barbosa, juntas, recebem a totalidade do trânsito de ônibus da área central. A Capital tem 196 linhas que prestam o serviço e destas 80% passam pela Rui Barbosa. Já a Avenida Afonso Pena, sozinha, é trajeto de 21 linhas, com aproximadamente 726 passagens de veículos do transporte coletivo por dia. 

Porém, as duas mais importantes vias para o serviço não estão preparadas para a demanda. Com o centro em obras, por conta do Reviva Campo Grande, todo o fluxo foi direcionado para a Rui Barbosa, que já era um importante corredor do transporte coletivo, mas desde o início da intervenção – há pouco mais de um ano – repentinamente passou a receber as demais linhas. Além disso, não há previsão de o tráfego deixar a rua e ainda existe a preocupação por conta das obras que devem ocorrer ali e na Avenida Calógeras. E também próximo à área central outras três obras importantes – na Rua Brilhante e nas avenidas Bandeirantes e Ernesto Geisel – afetam o fluxo de veículos de maneira geral.

“Para onde vão os ônibus quando começarem as obras na Rui Barbosa e na Calógeras? Para a Rua 14 de Julho, os ônibus não devem voltar, por que a via é para passagem de veículos e pedestres. Então isso tem que ser organizado”, afirmou o usuário do transporte coletivo Fábio Martins, 37 anos, que faz parte do Ligados no Transporte – criado em 2013, o grupo faz denúncias e acompanha os serviços prestados.

CONSENSO

Mesmo com embates de informações e posicionamento, usuários e o próprio Consórcio Guaicurus são unânimes em relação a possíveis soluções para os problemas constantes que envolvem o transporte coletivo, em especial os atrasos.

“Vai atrasar sim, sempre. Com o trânsito caótico do jeito que está e o asfalto ruim, não tem como os ônibus andarem mais rápido. A velocidade média é baixa, não por conta da idade média da frota e, sim, porque não tem fluxo suficiente nas ruas”, afirma o presidente do Consórcio Guaicurus – conglomerado das cinco empresas que prestam o serviço na cidade –, João Rezende.

“A criação de corredores exclusivos, com faixas mais largas, que comportam o tamanho dos ônibus, a meu ver, é uma solução, sim. Tanto na Rui Barbosa quanto na Afonso Pena”, opinou o professor Erik Moisés, 30 anos, um dos criadores do Ligados no Transporte.

“O transporte coletivo precisa ser priorizado. Mais pessoas são beneficiadas por ele do que pelos veículos. Por isso somos favoráveis, por exemplo, a retirar, se for preciso, o espaço para estacionamento tanto na Afonso Pena quanto na Rui Barbosa e assim dar espaço aos ônibus. E também pode haver determinados horários exclusivos para ônibus, sempre quando for pico, no início da manhã, na hora do almoço e no fim da tarde. Isso ajudaria a mobilidade urbana de todos”, opinou Rezende.

No caso da Avenida Afonso Pena, foi levantada a possibilidade de a via ter o canteiro central reduzido para comportar melhor a faixa exclusiva para os ônibus. “Tem uma faixa à direita, que não funciona como deveria. É estreita e os ônibus sempre ficam presos por conta do fluxo intenso. O ideal é ter mais espaço. Vira e mexe os ônibus arrancam retrovisores, por exemplo, por causa desse problema. Tirar o estacionamento é uma possível solução”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano, Demétrio de Freitas.

Apesar de defendida pelos usuários, trabalhadores e empresas que prestam o serviço, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) não informou se a melhoria no sistema de faixas e horários exclusivos tem previsão de começar a operar.

VISTORIAS

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) informou que foram concluídas as vistorias realizadas desde junho do ano passado nos veículos do transporte coletivo.

No total, 561 ônibus foram inspecionados – apesar de a frota atual ser de 558 veículos. “No total, 40% foram reprovados. Nesta situação, o consórcio precisa fazer a regularização. E o veículo só volta a circular depois de nova vistoria e correção das irregularidades”, explicou Renato Assis, diretor de Fiscalização e Estudos Econômico-Financeiros da pasta.

Campo Grande

Termina neste domingo (19) prazo para solicitação do passe estudante

Alunos que já recebiam o benefício em anos anteriores podem fazer o recadastramento pela internet, saiba como

18/01/2025 13h30

Continue Lendo...

O cadastro e recadastramento de estudantes para o Passe do Estudante de Campo Grande termina neste domingo (19).

Aqueles que já receberam o benefício em anos anteriores podem fazer a solicitação pela internet (confira o passo a passo abaixo).

Os critérios para obtenção do benefício são:

  • Ser estudante regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada;
  • Residir a uma distância mínima de 2 km da escola, considerando o traçado das vias públicas;

Cada estudante pode escolher até seis linhas para o trajeto casa/escola e escola/casa. É permitido o uso de duas viagens diárias, com intervalo mínimo de 30 minutos entre acessos aos bloqueios eletrônicos nos ônibus, terminais e estações.

A retirada dos cartões poderá ser feita a partir do dia 10 de fevereiro de 2025, na unidade do estudante.

Como fazer o cadastro pela internet

  • Acessar o site: passe.campogrande.ms.gov.br;
  • Preencher e imprimir o formulário;
  • Assinar o formulário;
  • Enviar o documento para a Secretaria de Assistência Estudantil;
  • Apresentar CPF e foto digital.

Estudantes sem histórico de benefício:

Aqueles que não foram beneficiados em anos anteriores, após cumprirem as etapas acima, devem comparecer pessoalmente a um terminal urbano de transbordo ou à Central de Atendimento do Consórcio Guaicurus (Rua 25 de Dezembro, 924, 2º andar, Bairro Jardim dos Estados) para realizar a inscrição.

Calendário

O calendário escolar referente ao ano letivo de 2025 foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) do dia 28 de outubro de 2024.

As aulas começam no dia 10 de fevereiro, e terminam no dia 12 de dezembro de 2025.

Serão 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres.

  • início do 1º bimestre em 10 de fevereiro de 2025 e término em 30 de abril de 2025;
  • início do 2º bimestre em 2 de maio 2025 e término em 16 de julho de 2025;
  • início do 3º bimestre em 1º de agosto de 2025 e término em 30 de setembro de2025;
  • início do 4º bimestre em 1º de outubro de 2025 e término em 12 de dezembro de 2025, nas escolas que oferecem ensino fundamental e 16 de dezembro de 2025, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

Confira as datas:

DATA

FATO

2 de janeiro de 2025

Início do ano escolar

2 a 31 de janeiro de 2025

Período destinado ao atendimento ao público, matrícula e organização das turmas

3 a 7 de fevereiro de 2025

Apresentação de professores e jornada pedagógica

2 a 31 de janeiro de 2025 / 17 a 31 de julho de 2025

Férias de alunos e professores

10 de fevereiro de 2025

Início do ano letivo

12 de dezembro de 2025

Término do ano letivo nas escolas que oferecem ensino fundamental

16 de dezembro de 2025

término do ano letivo nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)

19 de dezembro de 2025

Encerramento do ano escolar

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (Reme) tem aproximadamente 109 mil alunos matriculados em 206 unidades de ensino, 7,5 mil professores e 12 mil servidores (administrativos, limpeza, merenda, monitor de aluno, entre outros).

Assine o Correio do Estado

SENTIDO DENOTATIVO

Pedra no meio do caminho justifica explosão de preço em obra, alega Agesul

Contrato para pavimetação de 15 km em rodovia em Bonito sofreu reajuste de 72%, superando em três vezes os acréscimos normais, que chegam a 25%

18/01/2025 13h25

Trecho que está em obras leva asfalto da Gruta do Lago Azul até uma região conhecida como Baia das Garças

Trecho que está em obras leva asfalto da Gruta do Lago Azul até uma região conhecida como Baia das Garças

Continue Lendo...

“No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho”. Guardadas as devidas interpretações, o famoso poema de Carlos Drummond de Andrade está sendo utilizado pela Agesul para justificar o reajuste da ordem de 72% no contrato para a pavimentação de um trecho de 15 quilômetros da MS-382, no município de Bonito, nas proximidades da famosa Gruta do Lago Azul. 

Em abril de 2022, a empreiteira Via Magna foi contratada por R$ 32.099.413,00 para asfaltar um trecho da rodovia. Agora, conforme publicação do diário oficial do Governo do Estado desta sexta-feira, (17), o valor do contrato recebeu mais um acréscimo, de R$ 18.292.302,46, e passou para R$ 55.161.146,79, o que representa alta de 71,8% em relação ao valor inicial. E, como a obra ainda estão longe de acabar, existe a possibilidade de sofrer novos aumentos. 

Normalmente, os valores das licitações podem ser reajustados em até 25%, conforme a legislação relativa às licitações públicas. Porem, para justificar o aumento três vezes maior que esse percentual, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) informou que “durante a execução foram identificadas condições geológicas não previstas no projeto original, elaborado em 2014, como a presença de rochas que exigiram ajustes técnicos”. 

E, além destas pedras, ou rochas, a Agesul informou ainda que “a nova realidade do tráfego na região exigiu atualizações estruturais para garantir a durabilidade e segurança do pavimento”.

Para concluir, a nota da administração estadual faz questão de dizer que “reafirmamos o compromisso com a transparência e a entrega de uma obra de qualidade, indispensável para o desenvolvimento regional. As adequações garantem o pleno atendimento das necessidades atuais e futuras da rodovia”. 

O trecho da MS-382 que sofreu o reajuste leva o asfalto, que chegava até a gruta, à região conhecida como Baia das Garças, no entroncamento com a MS-339, a qual não é pavimentada. 

Antes disso, em 2020, já haviam sido pavimentados em torno de sete quilômetros desta rodovia, ligando a área urbana de Bonito até o acesso à famosa gruta, um dos importantes pontos turísticos do município. 

Com o acréscimo no valor final anunciado nesta sexta-feira, o custo médio do quilômetro asfaltado saltou de R$ 2,1 milhões para a casa dos R$ 3,6 milhões. 

E, além de aumentar o valor, a Agesul também ampliou mais uma vez o prazo para conclusão dos trabalhos, desta vez por mais quatro meses. Agora, a empreiteira Via Magna tem até meados de junho de deste ano para concluir os trabalhos.

Em 2022, quando da assinatura do contrato, a prazo então definido era de 300 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. 

Na época do lançamento da obra, o Governo do Estado explicou que, além beneficiar o escoamento da produção agrícola local, a pavimentação desse trecho da MS-382 facilitará o acesso à região pantaneira, já que a própria rodovia, em seu prolongamento, e a MS-339 levam ao Pantanal, em direção a Porto Murtinho. 

O POEMA

Publicado pela primeira vez há quase cem anos, em 1928, o poema "No Meio do Caminho", é um dos mais famosos da literatura brasileira. As pedras, segundo os intérpretes, são uma referência aos obstáculos que  Drummond (1902-1987) encontrou na vida. E, até hoje, na maioria dos casos, as pedras no meio do caminho são mencionadas com este mesmo sentido, revelando o alcance de sua obra.

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).