Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PESQUISA

Corumbá entra em estudo nacional sobre novo coronavírus

Pesquisa vai medir imunização da população e como vírus se propaga pelo País
17/05/2020 16:18 - Adriel Mattos


Corumbá, cidade no oeste de Mato Grosso do Sul, foi escolhida para participar de um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. A pesquisa quer medir o nível de imunização da população brasileira ao coronavírus e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo Brasil.

A primeira etapa começou na semana passada e mais duas devem ocorrer até junho, com cerca de 250 pessoas. “O morador será sorteado, caso aceite, irá ser submetido ao teste sanguíneo e ao questionário. Caso haja algum resultado positivo, todos os moradores da casa serão testados, e comunicarão a Vigilância Municipal que tomará as medidas cabíveis”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite.

Essa pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital, ou seja, uma picadinha na ponta do dedo.

 
 

Felpuda


Em uma das eleições em MS, candidato já oficializado na convenção corria o trecho para conquistar os eleitores. Mal sabia, porém, que time do seu partido e de aliados estava tramando sua derrubada para emplacar substituto que teria mais votos. Por muito pouco, o dito-cujo não foi guilhotinado, conseguindo salvar o pescoço. Agora tudo indica que o mesmo processo estaria em andamento e seria mais fácil, pois a “vítima” desta vez ainda é só pré-candidato. Dizem que a “turma da trairagem” tem know-now no assunto.