Cidades

COMEMORAÇÃO

Corumbá lança programação para aniversário de 237 anos

são entrega de obras, eventos de lazer e atividades esportivas durante todo o mês

GABRIEL MAYMONE

02/09/2015 - 18h11
Continue lendo...

A prefeitura de Corumbá (MS) – distante 444 km da Capital – lançou a programação comemorativa aos 237 anos de fundação do município, que será comemorado dia 21 deste mês. A programação contempla desde inaugurações e lançamentos de obras, até atividades esportivas e de lazer.

O primeiro ato ocorreu nesta quarta-feira (2), entrega da reforma da Unidade de Saúde da Família São Bartolomeu, no Bairro João de Deus.

PROGRAMAÇÃO

No dia 03, às 09 horas, lançamento da reforma e ampliação do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), na Rua Eugênio Cunha, Bairro Universitário; e às 18 horas, entrega da documentação do Programa Regularização Fundiária no Morro da Carlinda.

No dia 04, das 08 às 17 horas, 2ª Edição – Encontro Literário, na Escola Municipal Rural Paraguai Mirim - Extensão Jatobazinho; às 09 horas, entrega da reforma da Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS III), no Bairro Cervejaria, e às 18h30, entrega da reforma e ampliação do Centro Comunitário do Cravo Vermelho.

No dia 05, sábado, das 08 às 17 horas, 2ª Edição – Encontro Literário, na Escola Municipal Rural Paraguai Mirim - Extensão Jatobazinho; às 08 horas, abertura do 3º Festival FUNEC de Pipas, no Complexo Poliesportivo de Corumbá, e às 18 horas, jogo pelo campeonato estadual Sub-19 entre Corumbaense X ABC União, no Estádio Arthur Marinho. No dia 06, Feira do Mel, no Taquaral.

No dia 08, terça-feira, as 09 horas, entrega da Reforma da Casa da Cidadania na Rua 15 de Novembro; 400; dia 09, às 19 horas, show artístico com Dunga, da Comunidade Canção Nova, em frente à Matriz da Nossa Senhora de Fatima.

No dia 11, às 08 horas, ato comemorativo ao 1º ano da Academia de Saúde do Bairro Arthur Marinho. No domingo, dia 13, às 10 horas, amistoso de futebol internacional Sub - 17 entre Corumbaense X Turco Farah, no Estádio Arthur Marinho.

No dia 14, às 07h30, lançamento da campanha "Acertando as Contas", na Fundação Procon; às 08 horas, assinatura de ordem de serviço para execução da segunda etapa da climatização das escolas da Reme, e assinatura da ordem de serviço para reforma do Centro de Educação Infantil Ana Gonçalves, na Escola Municipal Almirante Tamandaré.

No dia 15, às 09 horas, entrega de equipamentos odontológicos na Santa Casa de Corumbá; às 18 horas, entrega da documentação da regularização fundiária no Loteamento Pantanal, e às 19 horas, Seminário Municipal ´programa Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC).

No dia 16, as 08 horas, Café com Produtores no Sindicato Rural de Corumbá; às 08h30, palestra com visita em Prédio Histórico: Educação Patrimonial, no prédio da Fuphan, antigo Galileo, e às 17 horas, entrega de certificado dos cursistas do Centro de Qualidade para o Trabalho Dom Bosco, no próprio Centro Dom Bosco.

No dia 17, às 08 horas, reinauguração da Estação Experimental do Campo; 08h30, palestra com visita em Prédio Histórico: Educação Patrimonial, na Fuphan (Galileo); às 09 horas, entrega de pontos de ônibus na Rua Firmo de Matos com João Mota, Bairro Conjunto Pantanal; às 14 horas, Projeto Alma, Arte, Lixo e Meio Ambiente - Geração Renda para as Mulheres, no Presídio Feminino, e às 18h30, entrega da quadra de esportes do Vitória Régia.

No dia 18, às 08 horas, abertura da Semana Nacional de Trânsito com passeata no centro da cidade (concentração na Rua Frei Mariano com Colombo), e às 18h30, entrega das obras de pavimentação e drenagem da Rua Barão de Melgaço, no Bairro Centro América.

No dia 19, às 08 horas, abertura da 1ª etapa do Circuito Vôlei de Praia FUNEC Sub-19, no Complexo Poliesportivo de Corumbá; às 09 horas, entrega da obra de drenagem na Alameda Vulcano; às 09 horas, panfletagem na área central com toda a equipe organizadora, na Rua Frei Mariano com 13 de Junho; às 16 horas, 3ª etapa do Programa - Pedestre Eu Cuido, na Escola IBEC, e às 16 horas, educação especial do Juventude na Praça com encontro de Banda Gospel, na Praça SESI.

No dia 20, véspera do aniversário, às 07h30, 4ª etapa do Circuito Corumbá de Corrida de Rua, na Avenida General Rondon; às 08 horas, 1ª etapa de Vôlei de Praia FUNEC Sub-19, no Complexo Poliesportivo; às 09 horas, etapa do Estadual de Jiu-Jitsu, no Complexo Poliesportivo, e às 20 horas, 1º Encontro de Street Dança de Corumbá, no Porto Geral.

No dia 21, data em que Corumbá celebra 237 anos, a programação será aberta às 08 horas com distribuição de mudas arbóreas em homenagem ao Dia da Árvore e do Aniversário de Corumbá, na Rua Frei Mariano; às 16 horas, Quermesse do Hospital, na Praça Generoso Ponce; às 16 horas, Desfile Cívico Militar na Frei Mariano e Avenida General Rondon; às 20h30, Show de Aniversário da Cidade com o Grupo Terra Branca; Evandro Campos e Bateria de Escola de Samba, na Praça Generoso Ponce.

No dia 22, das 08 às 10 horas, Blitz Educativa – Motociclista Consciente para evitar acidente, na Rua Colombo (Escola de Governo) e na Rua 21 de Setembro (Agetrat); às 20 horas, Marcha para Jesus com Show Gospel de André Valadão, na Praça Generoso Ponce.

No dia 23, às 08 horas, palestra: Servidor Consciente evita acidente - Promoção do programa "Pedestre Eu Cuido", no auditório da Prefeitura de Corumbá; às 15 horas, implantação do Programa – Veículo na Via, Pedestre na faixa - "Pedestre Eu Cuido", na Escola Adventista, na Rua Colombo; às 19 horas, Cine Cidadania Especial de Aniversário de Corumbá, no SESC, e às 19h30, Aulão Especial de Ginástica no Poliesportivo.

No dia 24, às 09 horas, palestra – Transporte Escolar com olhar pedagógico, para condutores e monitores do transporte escolar, na Unidade III d UFMS - Campus do Pantanal, no Porto Geral; às 15 horas, palestra – O Trânsito Muda quando Você Muda, para motoristas da Viação Cidade Corumbá, na Rua Colombo, auditório da Escola de Governo, e às 18 horas, assinatura do convênio com o Projeto Amor Peixe, no Parque Cacimba da Saúde.

No dia 25, 09 horas, abertura do Seminário - Década Mundial de Redução de Mortes e Acidentes de Trânsito, no Sesc Corumbá - Centro de Convenções; às 15 horas, Oficina de Educação para o Trânsito, para Coordenadores, Professores, Diretores e Atendentes de Creches, na Unidade III da UFMS - Campus do Pantanal; das 08 horas às 17h30, apresentação da Minicidade de Trânsito, para alunos das escolas Municipais, Estaduais e Particulares, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, e ás 20 horas, entrega da nova sede da Academia Municipal de Música Manoel Florêncio, Banda e Coral do Município, no Centro de convenções.

No dia 26, às 08 horas, 3ªEtapa do Grand Slam de Xadrez e Tênis de Mesa, na Escola Eutrópia Gomes Pedroso; às 09 horas, entrega da obra de revitalização do Morro do Cruzeiro; às 15 horas, Concurso de Bandas de Percussão no Complexo Poliesportivo de Corumbá.

No dia 27, às 09 horas, entrega da revitalização do Espaço de Convivência do Bairro Borrowiski, no próprio bairro; às 10 horas, final do Campeonato Amador de Futebol Popular - Polo Dom Bosco, no campo do Roseiral, e ás 18 horas, Noite Cultural – Negra Corumbá, no Porto Geral.

No dia 28, às 18 horas, entrega de uniformes e equipamentos para Oficina de Dança do Pantanal, na sede da Oficina de Dança; às 18h30, lançamento do Manual de Orientação para os Conselheiros Escolares Antidrogas, no Cenper.

No dia 29, às 09 horas, entrega da microdrenagem da Rua Dom Pedro II, entre a Sete de Setembro e XV de Novembro, no Bairro Cristo Redentor; às 19 horas, lançamento do site promocional do turismo de Corumbá e dos novos folders de divulgação do turismo da região, no SESC Corumbá.

No dia 30, uma quarta-feira, encerrando o mês do aniversário, acontece a entrega da reforma do Centro de Educação Infantil Valódia Serra, na Escola Tilma Fernandes Veiga, às 16 horas, e a entrega da urbanização das três quadras de Avenida General Dutra, às margens da rede ferroviária, no Bairro Centro América. O ato acontece às 18h30.

Cidades

Servidores do Detran criticam fim da vistoria veicular para transferência

Nova regra transfere responsabilidade por inspeção de veículos para comprador e vendedor

16/06/2025 12h30

Servidores do Detran criticam fim da vistoria veicular para transferência

Servidores do Detran criticam fim da vistoria veicular para transferência Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei 3965/2021, que retira a obrigatoriedade da vistoria veicular no momento da transferência de propriedade de automóveis. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige a realização de vistoria técnica sempre que um veículo é vendido, como forma de verificar a autenticidade do chassi, motor e demais componentes, além de identificar possíveis adulterações ou pendências administrativas. 

Com a mudança aprovada pelo Legislativo, essa verificação poderá ser substituída por uma simples “declaração de procedência” assinada por comprador e vendedor, que deverão se responsabilizar mutuamente sobre as condições do veículo.

De acordo com Clayberson Ferraz, presidente da Federação Nacional dos Sindicatos Estaduais dos Servidores dos Detrans (Fetran), a ausência da vistoria de transferência acarretará um aumento no número de automóveis furtados e roubados circulando livremente pelo país.

Isso afetará diretamente a segurança pública e a propriedade privada de quem investe na aquisição de um carro, prejudicando especialmente as pessoas mais vulneráveis e aquelas com pouca afinidade com a tecnologia.

Bruno Alves, diretor jurídico da Fetran e presidente do Sindetran MS, alertou que, sem a vistoria realizada pelos Detrans, haverá uma expansão do comércio ilegal de peças usadas, veículos dublês e peças irregulares (como motores e câmbios recondicionados vendidos como novos em veículos 0km, por exemplo). Esse cenário facilitará a atuação de quadrilhas e do crime organizado em todo o país, além de elevar os custos da contratação de seguros automotivos.

Segundo ele, a possibilidade de problemas jurídicos envolvendo compradores de veículos fará com que muitos brasileiros pensem duas vezes antes de adquirir um carro usado, temendo perder o dinheiro investido na compra do seu primeiro automóvel que, no Brasil, costuma ser um seminovo.

A Fetran tem feito uma mobilização nacional para que o presidente Lula vete ao menos parcialmente o texto, em especial o inciso V do artigo 123, que trata diretamente da dispensa da vistoria na transferência de propriedade.

Na última semana, representantes da entidade estiveram em Brasília para uma série de audiências com autoridades do Ministério da Saúde, Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Casa Civil da Presidência da República.

Além disso, técnicos da federação realizaram reuniões com líderes partidários na Câmara dos Deputados e no Senado, tanto da base do governo quanto da oposição, para reforçar os riscos da medida.

Caso a nova lei seja sancionada integralmente, ela entrará em vigor 90 dias após sua publicação. Se houver veto, parcial ou total, o projeto retorna ao Congresso Nacional, que poderá manter ou derrubar a decisão presidencial em sessão conjunta.

**Com assessoria** 

Assine o Correio do Estado

natureza

Ipê rosa abre temporada das cores e anuncia chegada do inverno

Folhas são substituídas por flores rosas em cachos e colorem ruas e avenidas da Capital

16/06/2025 11h30

Flores da árvore caem e formam um lindo e exuberante

Flores da árvore caem e formam um lindo e exuberante "tapete rosa" no chão MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Após 9 meses, os ipês voltaram a colorir e enfeitar ruas e avenidas de Campo Grande. O rosa é o primeiro do ano a florir e anunciar a chegada da nova estação.

O Ipê, símbolo da flora sul-mato-grossense, é comum nas estações de outono e inverno.

A temporada de floração começa em junho e vai até setembro. O ipê rosa floresce em junho/julho; o amarelo em julho/agosto e o branco em agosto/setembro.

O rosa começou a florir e deve alcançar o seu auge no fim do mês. Apesar de ainda tímidos, estão plantados nas avenidas Afonso Pena, Ernesto Geisel, Mato Grosso, Ricardo Brandão, Costa e Silva, Gury Marques, Parque das Nações Indígenas, Parque dos Poderes, entre outros locais.

As cores mais comuns em Campo Grande são rosa, amarelo e branco. Também existe a cor verde, incomum na Capital. Além desses, existe o falso ipê, que é o lilás, do gênero Jacaranda.

Flores da árvore caem e formam um lindo e exuberante "tapete rosa" no chãoIpê rosa abre temporada das cores em Campo Grande. Foto: Marcelo Victor

Flores da árvore caem e formam um lindo e exuberante “tapete rosa” no chão.

Em nota enviada ao Correio do Estado, a Prefeitura Municipal de Campo Grande informou que no fim nos anos 90 e início dos anos 2000, a gestão municipal plantou cinco mil mudas de ipês nas saídas da cidade, canteiros centrais das avenidas e parques. E, por isso, a cidade recebeu o título e slogam de “Capital dos Ipês”.

Flores da árvore caem e formam um lindo e exuberante "tapete rosa" no chãoFolhas são substituídas por flores rosas em cachos. Foto: Marcelo Victor

“A Semadur reforça que incentiva e realiza o plantio de espécies nativas, dentre elas os ipês, como forma de manter a tradição da espécie que faz parte da cultura campo-grandense”, disse.

IPÊ

O ipê é uma árvore do gênero Handroanthus, Tabebuia e Cybistax e da família Bignoniaceae. É comum florescer na estação de inverno.

Possui altura que varia de 5 a 20 metros, carregado de flores coloridas e desprovido de folhas. Em boas condições, pode passar de 100 anos de vida com facilidade. 

Suas características são:

  • Cascas rugosas
  • Folhas substituídas por flores coloridas na estação de inverno
  • Deciduidade de folhas, que é quando as folhas caem na estação seca
  • Folhas palmadas, que são folhas em forma de uma mão aberta

Chama a atenção porque as folhas são totalmente substituídas por flores, em cachos, na maioria de suas espécies durante a estação de seca.

Por causa de sua beleza, atraem insetos e vertebrados como abelhas e pássaros, especialmente beija-flores que tem papel fundamental na polinização.

De acordo com o mestre em biologia vegetal e doutorando em ecologia e conservação, Pedro Isaac Vanderlei de Souza, os Ipês são predominantes em todo o país, com ocorrência na Mata Atlântica, Caatinga, Amazônia, Cerrado e em alguns países da América do Sul.

Existem três espécies de Ipê rosa, quatro do amarelo, uma do branco e uma do verde em Campo Grande.

“A mais comum de rosa é Handroanthus impetiginosus. De amarelo a gente tem bastante Handroanthus ochraceus, que é o ipê amarelo do cerrado, e Tabebuia aurea, que é o ipê amarelo do Pantanal ou paratudo, além de Handroanthus chrysotricha, que é aquele ipê amarelo pequeninho. O branco é Tabebuia roseoalba e o verde é Cybistax antisyphilitica”, explicou Pedro.

Questionado pela reportagem porque algumas árvores tem mais folhas do que flor e vice-versa, o biólogo explicou que "geralmente, plantas mais novas não florescem todas de uma vez e as mais velhas tem uma tendência a perder mais folhas, mas não é regra. De forma geral, uma planta maior e saudável vai perder todas as folhas e florescer de vez, mas fatores como umidade e nutrientes podem levar alguns ramos a manter folhas".

Veja a galeira de fotos:

* Fotos: Marcelo Victor

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).