Clique aqui e veja as últimas notícias!

SANTA CASA

Pandemia de covid-19 é mais um desafio para ideia que surgiu há 103 anos

Hospital só completará 100 anos em 2028, mas a ideia de sua criação surgiu em 17 de agosto de 1917, acompanhando o desenvolvimento de Campo Grande
17/08/2020 19:38 - Nyelder Rodrigues


Abrir as portas mesmo, só em 1928, quatro anos após sua construção. Porém, a ideia de erguer um hospital que não fosse militar em Campo Grande, urbe que começava a dar seus primeiros passos para se tornar uma das importantes - quiçá a mais - do Mato Grosso, nasceu bem antes: 17 de agosto de 1917. Nessa data, há 103 anos, foi dado o pontapé para criar a Santa Casa.

Ainda sob o nome Sociedade Beneficente de Campo Grande e em uma cidade com pouco mais de 8 mil habitantes, o grupo passou a pleitear não só o hospital, como sua oficialização - a sociedade, que anos depois passou a ser associação, só foi registrada em 3 de junho de 1919.

E logo em seu início, o grupo viu Campo Grande passar por uma das doenças mais mortais da história: a gripe espanhola. Devido às condições da medicina da época, um tanto quanto arcaica, descrédito de parte da população - isso não te lembra algo? - e até parte da imprensa, a doença acertou em cheio o sul do então Mato Grosso unificado.