Cidades

PANDEMIA

A+ A-

Covid-19 se estabiliza no Estado, mas platô pode continuar por dois meses

Setembro registrou aumento de 42% nos casos da doença no Estado e 51,1% nas mortes em relação a agosto

Continue lendo...

O último boletim epidemiológico apresentado no mês de setembro mostra que Mato Grosso do Sul contabilizou 20.769 casos novos somente nesses 30 dias, com mais 441 mortes. 

O período foi de crescimento de 42,4% de episódios em relação ao registrado em agosto, mas já mostra que houve uma estabilização na aceleração da pandemia no Estado. 

Para o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, esse platô, que é considerado alto, pode permanecer por mais dois meses.

Agosto foi, até agora, o mês mais perigoso da pandemia em Mato Grosso do Sul. 

O crescimento entre ele e julho foi de 96,2% em relação aos casos (passou de 24.937 para 48.937) e de 129,2% sobre as mortes (de 376 aumentou para 862).

Entre agosto e setembro houve queda nessa aceleração, porém, nada que ainda possa ser comemorado. 

Os casos cresceram 42,4% e as mortes 51%. Segundo o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o patamar ainda é muito alto.

“Ainda temos muitas internações hospitalares, que variam em torno de 550, com média móvel de mortes que está em 14 por dia. Isso é um desastre para a gente, mas a população tem achado normal", disse o secretário. 

"Nenhuma das regras do enfrentamento da doença está sendo cumprida; tem gente que até hoje não usa máscara”, acrescentou Resende.

Para o secretário, se a população do Estado continuar com esta postura, essa margem de mais de 10 mortes diárias e média móvel que varia de 600 a 800 casos por dia também deve continuar. 

“Pode se prolongar por mais um a dois meses nesse patamar. Já fizemos o que foi possível e impossível, mas a desobediência é que mantém esses números”, disse.

FLEXIBILIZAÇÕES

A avaliação do secretário é a mesma do médico infectologista Julio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Na avaliação do especialista, as flexibilizações farão com que esse patamar se sustente por mais algum tempo.

“Quanto mais flexibilizações, maior a tendência de ficar no platô por mais tempo. Abriu escola, show, boates, etc.”, afirmou o infectologista, referindo-se a decreto municipal de Campo Grande que reabriu algumas atividades e eventos, como cinemas, casas de shows e permitiu festas em bufês.  

Nesta semana, a prefeitura também reabriu áreas comuns dos condomínios e permitiu festas particulares com até 30 pessoas, sem a necessidade de se comprometer com um termo de responsabilidade.

“Parece que só vai reduzir com a chegada das vacinas; se continuar assim, vamos perder muito mais vidas”, lamenta o secretário.

VACINAS

Em Mato Grosso do Sul há a possibilidade de que, pelo menos, duas vacinas sejam testadas na população. 

O imunizante da chinesa CoronaVac, do laboratório Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina Ad26.COV2.S, do laboratório belga Janssen-Cilag – unidade farmacêutica da Johnson & Johnson.  

A expectativa é de que esses contratos sejam assinados nos próximos dias. Os testes seriam feitos apenas em funcionários da saúde do Estado.

Além dos imunizantes que estão na fase 3 de testagem, Mato Grosso do Sul também será polo da pesquisa que testa a eficiência da vacina para tuberculose, a BCG, para proteger contra o novo coronavírus.

Os testes, que fazem parte de uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, serão comandados na Capital por Croda.

Os imunizantes devem começar a ser aplicados neste mês.

BOLETIM

Nas últimas 24 horas Mato Grosso do Sul teve um acréscimo de 743 novos casos, com 258 deles em Campo Grande, 98 em Paranaíba, 84 em Dourados, 35 em Corumbá e 31 em Nova Alvorada do Sul.

Com a atualização desta quarta-feira (30), o Estado chega a 69.706 contaminados. 

A maioria deles, 63.288 está recuperada; 4.641 estão em isolamento domiciliar e 474 internados, sendo dois de outros estados.

Em relação aos óbitos, ontem foram contabilizadas mais 11 mortes no Estado, totalizando 1.303 vítimas. Dos novos óbitos, 5 são de Campo Grande, com idades entre 30 e 81 anos.

“O que mostra que nenhuma faixa etária está imune da doença”, declarou a secretária-adjunta da SES, Christine Maymone.

Dourados, Terenos, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Anastácio tiveram uma morte cada, de pessoas  entre 51 e 87 anos. (Colaborou Glaucea Vaccari)

Servidores

Governo Lula amplia proposta de reajuste para 9,5% para servidores federais da educação

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%

19/04/2024 14h00

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira. Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta sexta-feira (19) uma contraproposta a técnicos e servidores da educação para 2025 e 2026 em numa nova mesa de negociação.

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%. Além disso, os pagamentos já seriam feitos em janeiro de 2026, não em maio, como é praxe.

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira.

A proposta foi feita em reunião de lideranças sindicais no Ministério da Gestão e Inovação com integrantes do governo. Em frente à sede da pasta estavam integrantes da categoria em protesto.

Do lado do Executivo estiveram presentes o secretário-executivo-adjunto da Educação, Gregório Grisa, e o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso.

Também participaram representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) e do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
De acordo com o governo, há 220 mil pessoas nesta carreira.

"A gente colocou na mesa agora, para avaliação das entidades, para apreciação dos sindicatos, uma proposta de reajuste que representa um avanço expressivo, quando comparada à proposta que o governo fez ainda no final do ano, que era de 4,5% em 2025, 4,5% em 2026", disse Grisa.

"A gente traz a proposta agora, inclusive adiantando para o mês de janeiro de 2025, já ter 9% em 2025. Então a gente dobra a proposta feita anteriormente para essa carreira de técnicos administrativos", completou.

Ao final da reunião, os secretários do governo falaram com jornalistas sobre a proposta. À tarde, a mesa de negociação será com professores.

Docentes de universidades, centros de educação tecnológica e institutos federais das cinco regiões do Brasil entraram em greve no último dia 15, após o governo não prever reajuste às categorias.
Eles exigem aumento salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

De acordo com balanço de quinta-feira (18) da Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), há 24 instituições paralisadas e outras 11 com indicativo de greve. Já a Fasubra diz que 66 das 69 instituições aderiram à greve.

Dia do exército

Riedel, secretários e policiais recebem honrarias nos 376 anos do Exército

Cerca de mil militares das Forças Armadas participaram de solenidade no CMO

19/04/2024 13h00

Marcha e desfile de militares do Exército Brasileiro MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Cerca de mil militares das Forças Armadas comemoraram os 376 anos do Exército Brasileiro (EB), na manhã desta sexta-feira (19), em solenidade realizada no Comando Militar do Oeste (CMO), localizado na avenida Duque de Caxias, em Campo Grande.

Homens e mulheres fardados, de 13 grupamentos/batalhões, marcharam e desfilaram em alusão ao Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas, diplomas, certificados e honrarias militares ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); comandante-geral da Polícia Militar (PMMS), Renato dos Anjos; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Frederico Reis; secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); entre outras autoridades.

Os convidados foram homenageados em reconhecimento aos serviços que contribuíram para progresso, defesa e segurança de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governador do Estado, Eduardo Riedel, a parceria entre o governo de MS e EB garante ganhos na infraestrutura, sociedade e segurança pública.

“Estou muito honrado de receber uma homenagem do Exército Brasileiro, é uma instituição que orgulha a todos nós. E para o Mato Grosso do Sul, é fundamental, um estado que faz fronteira com dois países, faz divisa com mais outros cinco estados da federação e a sede do Comando Militar do Oeste é aqui no estado de MS. É uma parceria extremamente efetiva, diante de todas as situações que nós temos no estado, o Exército Brasileiro traz ao estado tranquilidade e parceria grandes em diversas áreas, social, infraestrutura, segurança pública. E a gente fica muito honrado em receber essa homenagem aqui hoje”, disse o governador de MS, em coletiva de imprensa.

Segundo o general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, a missão do EB é a de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

“São 376 anos de dedicação à Pátria, ao nosso povo, ao nosso Brasil, trabalhando dentro dos nossos princípios de disciplina, hierarquia, valores e ética. Nosso papel é a garantia dos direitos constituídos, a defesa da Pátria, colaborar para o desenvolvimento nacional e estar junto a sociedade, tornando esse Brasil cada vez maior”, ressaltou o general.

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril, data que relembra o aniversário da Batalha de Guararapes, travada em 1648, quando brasileiros de diversas origens se uniram pela primeira vez em defesa do território contra o domínio holandês.

Neste dia, são realizadas diversas atividades para celebrar e reconhecer o trabalho e a importância do Exército na defesa da nação e na manutenção da ordem e segurança interna.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).