Clique aqui e veja as últimas notícias!

COVID-19

Covid-19: Lacen-MS analisa mais de dois mil testes por dia

Mato Grosso do Sul ultrapassa 125 mil casos confirmados de Covid-19
23/12/2020 16:50 - Rafaela Moreira


Devido ao aumento expressivo de novos casos de coronavírus no Estado, o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS) bateu recordes, em um único dia 2.109 exames foram analisados. 

Nos meses de julho, agosto e setembro, o Lacen chegava a receber de 400 a 800 amostras por dia, atualmente a quantidade dobrou. O processamento do resultado dos exames de Covid-19 em todo Estado é feito através do Lacen-MS.

Últimas notícias

De acordo com o diretor-geral do laboratório, farmacêutico-bioquímico Luiz Henrique Ferraz Demarchi, as equipes trabalham em diferentes turnos, finais de semana e feriados. “Temos liberado em torno de 1400 teste por dia, ontem batemos recorde, foram 2109 exames liberados em um único dia”, destacou.  

Em razão ao aumento de casos, foram contratadas duas farmacêuticas para suprir a demanda, uma única amostra positiva chega a ser analisada três vezes para que não haja incongruências nos dados. 

Com o elevado número de casos confirmados nos últimos dias, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, fez o alerta. “Eu reforço o pedido dos Governantes de evitar aglomerações, com o aumento dos casos, não é só os hospitais que ficam lotados, isso gera a sobrecarga de todas as áreas de saúde, mais do que nunca temos que reforçar os cuidados necessários. Vamos pensar no próximo, não é o momento de se reunir”. 

De acordo com dados do último boletim epidemiológico de coronavírus, há 3.812 amostras em processamento no Lacen. O prazo de resposta para o resultado do RT-PCR é de 72h, contudo, o resultado pode ser liberado às vezes no mesmo dia. 

Boletim

Mais 1.652 novos casos de coronavírus foram registrados nas últimas 24 horas. Com isso, o número total de casos confirmados até agora é de 125.181.

Os municípios com maior número de casos novos são Campo Grande com 601. Na sequência aparecem Dourados com 228, Três Lagoas com 73 e Maracaju com 66 novos casos.

Dos 125.181 casos confirmados, 107.625 estão sem sintomas e já estão recuperados, 14.763 estão ativos, e destes 663 estão internados.

Assine o Correio do Estado