Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

HORAS COMPLEMENTARES

Instituições oferecem cursos de capacitação on-line para pesquisadores

UFGD e Capes abriram vagas para cursos sobre artigos científicos
22/06/2020 10:32 - Gabrielle Tavares


Uma série de minicursos on-line para pesquisadores serão oferecidos nos próximos meses pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

 O primeiro inicia as aulas nesta segunda-feira (22). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também disponibilizou cursos de aperfeiçoamento de escrita científica para toda comunidade acadêmica.

A programação é voltada para acadêmicos, pesquisadores e demais interessados. Para os cursos da UFGD, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário. Serão emitidos certificados para os participantes.

Confira o cronograma abaixo:

22/06 - Fontes de informação e estratégias de pesquisa

29 e 30/06-Plágio no meio acadêmico: como evitar

06 e 07/07 - Normas da ABNT: Citações e Referências - NBR 10520 e 6023

13 e 14/07 - Introdução ao Zotero

27 e 28/07 - Elaboração de Currículo Lattes

03/08 - Desinformação e fake news em tempos de pandemia
 

Aperfeiçoamento de escrita científica

A Capes abriu vagas para os cursos “How to write an Effective Research Paper e How to Submit a Journal Article and Get it Published”.

O primeiro terá nove aulas on-line, além de prova para obtenção do certificado. O curso oferece orientações úteis sobre como planejar e preparar o artigo de pesquisa para enviá-lo a um periódico para avaliação.

No curso How to Submit a Journal Article and Get it Published estão previstas sete aulas on-line, também com prova para o certificado. De acordo com os organizadores, “o curso apresenta pontos importantes que devem ser considerados ao enviar artigos para periódicos. Concentra-se em critérios de autoria, questões relacionadas a conflitos de interesse e sistemas de envio de manuscritos usados por editoras populares”.

As inscrições podem ser feitas pelo link . O código de acesso é kargerlearn100. 

 

Felpuda


Dia desses, há quem tenha se lembrado de opositor ferrenho – em público –, contra governante da época, mas que não deixava de frequentar a fazenda de “sua vítima” sempre que possível e longe dos olhos populares. Por lá, dizem, riam que só do fictício enfrentamento de ambos, que atraía atenção e votos. E quem se lembrou da antiga história garantiu que hoje ela vem se repetindo, tendo duas figurinhas carimbadas nos papéis principais. Ô louco!