Cidades
EM UM DIA

De 629 pessoas testadas, 295 positivaram para Covid-19 no Centro de Testagem UCDB

Percentual de positividade nesta quinta-feira (21) foi de 46,8% no polo de testagem

Naiara Camargo

21/01/2022 10:01

De 629 pessoas que realizaram exame para detectar a Covid-19, 295 testaram positivo para a doença nesta quinta-feira (20) no Centro de Testagem da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), localizado na Rua Barão do Rio Branco, número 1.811, em frente a Praça do Rádio Clube.

Com isso, o percentual de positividade foi de 46,8% nesta quinta-feira (20), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O Centro de Testagem realiza de 550 a 600 atendimentos diariamente e tem capacidade para fazer até 700 testes por dia.

O local funciona das 7h30min às 17h, diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. 

Não é necessário agendamento e o atendimento é feito por ordem de chegada. O resultado fica pronto em 15 minutos.

De acordo com a superintendente de vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, 4 mil testes rápidos são realizados diariamente em unidades de saúde em Campo Grande, em média.

Pessoas que tiveram contato com caso positivo ou apresentarem sintomas como febre, tosse, dor de garganta, mal-estar, dificuldade para respirar, perda do olfato ou paladar devem realizar o teste.

A testagem é essencial para conter a aceleração da pandemia pois isola os casos positivos, impedindo que haja proliferação da doença.

O exame é feito por meio de swab nasal (cotonete específico) introduzido na narina, onde secreção nasal é colhida para detectar se há infecção viral ativa.