Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MEDIDA

Decreto manda bancos fecharem as portas para ajudar a conter coronavírus

Estabelecimentos foram incluídos em decreto que havia criado restrições ao comércio
20/03/2020 11:40 - Ricardo Campos Jr


 

Para evitar a transmissão desenfreada do novo coronavírus, os bancos de Campo Grande deverão fechar as portas. A medida foi tomada pelo prefeito Marcos Trad Filho (PSD), que incluiu esses estabelecimentos no decreto que já havia suspendido funcionamento do comércio, casas noturnas e salões de festa.

A norma foi republicada na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial e não detalha se prazos de vencimentos de boletos deverão ser prorrogados. A medida tampouco diz se caixas eletrônicos deverão ser mantidos abastecidos e em funcionamento.

CONFIRA LISTA DO QUE ABRE E O QUE FECHA

Supermercados

Supermercados e hipermercados abrem as portas normalmente. Alguns estabelecimentos estão limitando a entrada de clientes e de itens para compra.

Postos de saúde

Estão suspensas as consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) entrará em contato com os pacientes para comunicar a medida. Nos postos, nos Centros Regionais de Saúde (CRSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) o atendimento será focado nos pacientes com sintomas de Covid-19, dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Feira Central

Funciona normalmente, mas com restrições. Há um serviço de entregas na Avenida Calógeras. Para pedir, o cliente pode telefonar para alguma das barracas e buscar o pedido no local.

Judiciário

No Tribunal de Justiça e no Fórum Heitor Medeiros, as sessões de julgamento estão fechadas para o público. 

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS): atende apenas com agendamento até esta sexta (20). A partir de segunda-feira (23), o atendimento está suspenso por tempo indeterminado.

Tribunal Regional do Trabalho (TRT24): mantém o atendimento, apesar de parte dos servidores estar trabalhando de casa. Audiências, sessões, perícias e correições estão suspensas até 7 de abril.

Defensoria Pública Segue atendendo normalmente, mas colocou os funcionários do grupo de risco para trabalhar em casa.

Órgãos Públicos

Repartições públicas municipais terão expediente das 7h às 13h. Já os órgãos públicos estaduais adotaram esquemas diferentes. Confira:

Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro): o atendimento está restrito, sendo feito apenas por agendamento solicitado com 24 horas de antecedência por telefone e e-mail.

Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS): continua normalmente, mas está restrito a apenas dois atendentes por setor.

Agência de Habitação Popular (Agehab): o atendimento para inscrição em programas habitacionais está suspenso.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS): as agências localizadas no Shopping Campo Grande e no Shopping Bosque dos Ipês fecham por 15 dias. O órgão recomenda que o cidadão evite ir às agências para não criar aglomeração, usando os canais digitais de serviço.

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect): o atendimento está suspenso, ficando restrito aos canais digitais.

Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab): funciona normalmente, mas a orientação é usar os serviços on-line para buscar uma vaga de emprego.

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul): o atendimento ao público está suspenso, sendo restrito a telefone e e-mail.

Shoppings

Shopping Campo Grande: lojas fecham por 15 dias. O hipermercado Carrefour funciona das 8h às 23h, com acesso apenas do lado externo. Já os laboratórios, clínicas e farmácias, além da lotérica, vão funcionar em horário especial, entre 12h e 20h. A praça de alimentação atende apenas os serviços de entrega.

Shopping Norte Sul Plaza: as lojas também fecham por dias 15 dias. Serviços básicos e essenciais, como supermercados, farmácias, clínicas e atendimentos em saúde, têm operação facultativa.

Shopping Bosque dos Ipês: fecha a partir de hoje até 2 de abril.

Pátio Central Shopping: abre às 9h e fecha às 18h, enquanto a praça de alimentação encerra suas atividades às 19h.

Comércio

Não poderá abrir. Decreto publicado na noite de ontem, pelo prefeito Marcos Trad, proíbe a abertura. Só lojas de conveniência, supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina ou outros com autorização especial, podem abrir. 

Mercado Municipal (Mercadão)

Fechado.

(Camelódromo)

Fechado por dez dias.

Bares e restaurantes

Estão proibidos de funcionar, por tempo indeterminado. Decreto publicado ontem proíbe.

Eventos

Estão proibidos aqueles que reúnam mais de 20 pessoas.

Igrejas

Devem suspender suas atividades, seguindo as recomendações que visam evitar aglomerações com mais de 20 pessoas.

Escolas 

A Rede Municipal de Ensino (Reme) suspendeu as aulas até 7 de abril. As escolas privadas devem observar o mesmo prazo, conforme a recomendação da prefeitura. Já as escolas estaduais suspendem as atividades a partir de segunda-feira (23) até 6 de abril. A Secretaria de Estado de Educação está abonando faltas nesta semana.

Universidades

Desde terça-feira (17), todas as instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, estão com as aulas suspensas por 30 dias. As atividades devem ser feitas por meio de sistemas de Educação à Distância (EAD).

 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.