Cidades

Coffee Break

Defesa de Olarte pede que TJ investigue vazamento de pedidos de prisão

Advogado afirma que prefeito afastado se surpreendeu ao saber sobre pedidos do MP

ALINY MARY DIAS E BRUNO HENRIQUE

29/09/2015 - 11h54
Continue lendo...

Depois de toda a repercussão dos pedidos de prisão de Gilmar Olarte e do empresário João Krampe Amorim, supostamente feitos pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) à Justiça e divulgados no início da noite de ontem (28) pela imprensa, o advogado do prefeito afastado, Jail Azambuja, foi até o Tribunal de Justiça nesta manhã para pedir investigação sobre vazamento de informações sigilosas.

Apesar de todo o processo que engloba a Operação Lama Asfáltica e Coffee Break correr em segredo de Justiça, há alguns dias surgiram rumores de que prisões seriam solicitadas e pedidos de afastamento de 17 vereadores protocolados pelo Ministério Público.

No início da noite de ontem, a imprensa da Capital divulgou a situação e os envolvidos afirmam terem sido surpreendidos.

Jail Azambuja, advogado de defesa de Olarte, foi nesta manhã ao TJ e disse que tanto a defesa quanto o ex-prefeito ficaram surpresos com os supostos pedidos.

“Se for confirmado que existe esse pedido, estamos surpresos porque até esse instante ele sequer foi notificado para prestar depoimento. Não há qualquer motivo para se fazer prisão do Olarte. Nós não tínhamos conhecimento, tomamos conhecimento através da imprensa”, afirmou.

Depois de ir ao TJ, o advogado afirmou que protocolou na Justiça pedido para que seja feita apuração “porque há indícios que houve vazamentos de pedido que estavam sob sigilo”. Ainda segundo Jail, ele solicitou investigação sobre crime em razão do vazamento das informações.

“Circunstância do vazamento indica conotação política e de constranger poder judiciário a proferir a decisão”, completou.

PEDIDOS

Os pedidos de prisão de Olarte e Amorim se deram em razão de entendimento do MPE de que eles chefiarem organização criminosa que supostamente teria financiado a cassação do mandato do prefeito Alcides Bernal (PP), em março do ano passado.

Há rumores de que também há pedido de prisão para o empresário Carlos Naegele, que, segundo apurado pelo Gaeco, nas investigações, teria recebido propina de R$ 950 mil.

Além disso, o pedido de afastamento de 17 vereadores conta com Vanderlei Cabeludo (PMDB), Carla Stephanini (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Paulo Siufi ​(PMDB), Coringa (PSD), Chiquinho Telles (PSD), Delei Pinheiro (PSD), Flávio César (PT do B), Eduardo Romero (PT do B), Otávio Trad (PT do B), Waldecy Chocolate (PP), Jamal Salém (PR), João Rocha (PSDB), Airton Saraiva (DEM), Gilmar da Cruz (PRB), Carlão (PSB) e Edson Shimabukuro (PTB).

AGRICULTURA/PECUÁRIA

Marcelo Bertoni é reeleito presidente da Famasul e segue até 2029

Ele venceu por unanimidade, ou seja, todos os delegados, de cada município, votaram nele

15/06/2025 12h00

Marcelo Bertoni, presidente da FAMASUL

Marcelo Bertoni, presidente da FAMASUL MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Marcelo Bertoni foi reeleito presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) para os próximos quatro anos (2025-2029).

A chapa vencedora de Bertoni compõe o vice-presidente, Mauricio Saito (Itaporã); diretor-tesoureiro, Frederico Stella (Aquidauana) e diretor-secretário, Fábio Olegário Caminha (Maracaju).

Ele venceu por unanimidade, ou seja, todos os delegados, de cada município, votaram nele. A votação foi realizada neste sábado (14), das 9h às 15h, de maneira híbrida, tanto presencial, quanto online.

Bertoni está na presidência desde 2021, quando venceu o quadriênio 2021-2025 também por unanimidade.

A instituição só permite uma reeleição, portanto, no próximo mandato, outro presidente será reeleito.

A Famasul atua na representação dos produtores rurais e congrega 69 sindicatos, com personalidade jurídica própria, de direito privado interno, sem fins lucrativos.

CURRÍCULO

Marcelo Bertoni é produtor rural desde 1989.

Foi um dos fundadores do Movimento Nacional dos Produtores (MNP Jovem), em 1994 e 1995 e diretor-secretário da Associação dos Criadores do Vale do Aquidaban e Nabileque (Acrivan) entre 2008 e 2010.

Exerceu o cargo de diretor-presidente no Sindicato Rural de Bonito entre 2011 e 2016 e vice-presidente entre 2017 e 2019.

Foi eleito diretor-tesoureiro da Famasul para o triênio 2018-2021. Está na presidência da Famasul desde 2021, onde seguirá até 2029.

Atua como presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ocupando a cadeira na Comissão Especial da ADC-87 que trata sobre o Marco Temporal.

É conselheiro da Apex Brasil e participou de diversas missões internacionais, junto à CNA. Também é membro do Instituto Pensar Agro (IPA).

TRAGÉDIA

Acidente entre ônibus intermunicipal e caminhão mata duas pessoas na BR-262

Colisão aconteceu no KM-663, próximo ao Buracos das Piranhas, entre Corumbá e Miranda

15/06/2025 11h00

Acidente envolvendo ônibus da Andorinha deixou 2 passageiros mortos

Acidente envolvendo ônibus da Andorinha deixou 2 passageiros mortos REPRODUÇÃO/Diário Corumbaense

Continue Lendo...

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas, em acidente entre ônibus e caminhão, na madrugada deste domingo (15), no KM-663 da BR-262, próximo ao Buracos das Piranhas, entre Corumbá e Miranda, trecho situado a 376 quilômetros de Campo Grande.

O ônibus é de transporte intermunicipal e pertence a empresa Andorinha. O caminhão é de transporte de minérios. A identidade das vítimas não foi divulgada.

Conforme apurado pela mídia local, o ônibus saiu da Capital às 23h59min de sábado (14) e trafegava sentido Campo Grande-Corumbá. O caminhão trafegava no sentido contrário, Corumbá-Campo Grande.

Ambos colidiram lateralmente quando o ônibus acessou a pista contrária. Neste momento, uma barra de ferro, que estava no caminhão, se desprendeu e atingiu violentamente a parte frontal do ônibus.

Três pessoas, que estavam nas primeiras poltronas, ficaram feridas. O motorista do caminhão saiu ileso do acidente.

A parte frontal do coletivo ficou parcialmente destruída. Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) prestou socorro no local.

Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Científica, Polícia Civil e funerária também estiveram no local para efetuar os procedimentos de praxe.

Veja as fotos do acidente:

* Com informações de Diário Corumbaense

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).