Cidades

BALANÇO

Delegacia Virtual registrou quase 20 mil atendimentos no Estado

Delegacia Virtual registrou quase 20 mil atendimentos no Estado

NOTÍCIAS MS

08/12/2011 - 16h00
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Em balanço divulgado hoje (8) pela Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), foi revelado um balanço dos atendimentos da Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul (Devir) nos últimos onze meses. Foram registradas 19.534 notificações de furto simples, extravio e desaparecimento.

De acordo com o levantamento, o serviço mais procurado pelo atendimento online são os boletins de ocorrência de extravio. No total foram 18.314 entre janeiro e novembro, uma média de 1.665 registros mensais, o que representa 94% de todos os casos notificados na Devir. Os casos de furto simples somam 1.190, com média mensal de 108 notificações e 30 desaparecimentos, cerca de três boletins ao mês.

Com a proximidade das festas de fim de ano, o mês de novembro foi considerado mais crítico para os registros online, com 64 notificações diárias. O investigador Adilson Costa, supervisor da delegacia virtual, ressalta a importância de o consumidor ficar atento ao ir às compras. “É preciso ter cuidados especiais. A dica é colocar a bolsa na frente do corpo, como principal medida preventiva para se evitar pequenos furtos e até mesmo o extravio de documentos e pertences”, lembra Adilson.

De acordo com o supervisor da Delegacia Virtual, o extravio de identidade é mais comum com 35% das ocorrências, seguido de carteira de habilitação (32%) e carteira de trabalho (18%). Outros extravios como documentos de veículos, celulares e cartões completam a lista. Adilson lembra a população da importância do registro do boletim de ocorrência. “Ao extraviar qualquer documento o cidadão pode fazer a ocorrência em qualquer uma das 125 delegacias ou através da Delegacia Virtual, que é mais prático e mais rápido, evitando assim que alguém utilize o documento extraviado indevidamente”, explica o supervisor.

Levantamentos realizados recentemente apontam entre as ocorrências de 2007 a 2010 que 60% dos registros são furtos simples de celular e 40% de documentos públicos (identidades, carteiras de trabalho e outros). Adilson faz um alerta à população na hora de registrar o boletim na Devir. “Ao registrar extravio ou furto de celular, é obrigatório saber a marca e o modelo do aparelho, além do número de série e do Identificador Internacional de Equipamento Móvel (Imei), que podem ser encontrados na nota fiscal ou informados através do atendimento ao consumidor da operadora”, completa o supervisor.

Denúncias

Além do registro de ocorrências, outro serviço importante oferecido pelo site são as denúncias de violência contra crianças, adolescentes e mulheres; perturbação da tranquilidade; maus tratos a animais; queimadas; pontos de vendas de entorpecentes e outras. “A população deve denunciar, exercendo assim sua cidadania e agregando valor ao seu bairro, com a vantagem de morar em um local mais tranquilo. O denunciante não precisa se identificar, precisa somente estar provido da maior quantidade de informações possíveis”, ressalta Adilson Costa.

Atendimento

A delegacia abrange todo Estado e o atendimento é feito 24 horas todos os dias da semana, por dois policiais, que se revezam nos plantões. O número de ocorrências tem aumentado diariamente, em proporção considerável. De janeiro a novembro deste ano a delegacia virtual registrou 849 atendimentos, média mensal de 77 ocorrências, contra 678 em 2010; um aumento de nove registros mensais.

Desaparecimentos

A Devir também oferece o serviço de comunicação de desaparecidos. O supervisor ressalta que não é preciso esperar 24 horas para se registrar a ocorrência. “No máximo duas a três horas, a família já pode acessar o site e informar o desaparecimento. Assim que a ocorrência é validada, entramos em contato com a central da Polícia Militar. Ela aciona suas viaturas e damos início à busca. São informadas as características da pessoa, a roupa e as circunstâncias do desparecimento. Se estiver com o veículo, informamos os dados do automóvel e a placa para uma busca mais minuciosa”.

Boletins

O cidadão pode registrar através da Delegacia Virtual furtos simples, de objetos de pequeno valor, extravio de documentos e desaparecimento de pessoas. Os boletins de ocorrências, que são gratuitos, e válidos em todo território nacional, podem ser feitos pelo site da Polícia Civil (www.pc.ms.gov.br).

Existem também um ponto de atendimento da Delegacia Virtual localizado na rua Padre João Crippa, 1581. No local estão disponíveis três terminais de autoatendimento, em que as pessoas podem acessar a Delegacia Virtual e realizar o boletim de ocorrência online, se preferirem. 

Segura peão

Touro leva menos de 4 segundos para derrubar locutor em rodeio de MS

Locutor com 30 anos de experiência foi pego de surpresa por touro arredio, que pisoteou o profissional; veja o vídeo

13/12/2024 19h00

Reprodução Redes Sociais

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Uma cena inusitada de um touro literalmente pisoteando um locutor de rodeio tomou as redes sociais e chamou a atenção dos internautas. A situação ocorreu com Pascoal Marques de Souza, de 53 anos, em Paranaíba.

Enquanto normalmente o tempo em que o peão fica em cima do touro é registrado para determinar o vencedor, desta vez o sistema sofreu uma alteração. Assim que o touro entrou na arena, arredio e saltando, partiu para cima do locutor e, em 4 segundos, pisoteou o profissional.

A situação ocorreu na última quarta-feira (11) durante o Primeiro Encontro de Cowboys do município. Pascoal, que estava narrando o rodeio da arena, chegou a falar para o MS Todo Dia que foi tão rápido que nem deu tempo de reagir.

Pascoal ainda contou que, em 30 anos de trabalho em rodeios, nada semelhante tinha acontecido. Outro ponto que chama a atenção é que o peão, que estava em cima do touro — que acabou ficando em segundo plano — conseguiu permanecer no animal por cerca de 15 segundos.

Para o locutor, não deve ter sido a melhor das sensações. No entanto, no vídeo é possível escutar uma pessoa que assistia ao evento gritar: “Assim que é bom.” Apesar da pancada, ele passa bem e seguirá a agenda normalmente.

“Se eu pudesse, ficaria narrando o rodeio 30 dias por mês. Eu sou apaixonado por tudo que envolve rodeio, seja amador, profissional, qualquer tipo de evento. O mais importante é estar lá, levando a emoção para o público”, disse."

Rodeios&Pedidos de casamentos

Mato Grosso do Sul é marcado por peões vencedores, tendo, inclusive, em um torneio disputado no Paraná, um desfecho digno de final feliz. O peão Felipe Mariano, de 28 anos, natural de Deodápolis, conquistou o título e ainda pediu a namorada em casamento.

Com a conquista da Copa Rozeta Cutiano, o peão sul-mato-grossense embolsou uma casa avaliada em R$ 200 mil, sustentável e que utiliza energia solar, na cidade que ele escolher para residir.

Para chegar à final, que ocorreu entre os dias 14 e 17 de novembro, Felipe obteve dez vitórias durante a temporada.

Tradição

A paixão pelo esporte vem de família, herdada do pai, Altamiro Lima dos Santos, e dos tios José Mariano e Jair Honório.

O pai de Felipe venceu a Copa Rozeta em 2019. Além disso, os tios Jair Honório e Zezinho Mariano foram campeões no Rodeio Internacional de Barretos.

A segunda emoção da noite veio com o pedido de casamento à noiva Raíssa Aparecida Santos da Costa, que, segundo o site Minuto Rural, é filha do tropeiro Nilton Cardoso.

Ao som da vitória do filme Rocky, Felipe Mariano pediu para chamar pela noiva, com aliança em mãos cumpriu todo o protocolo, ajoelhou na arena que o consagrou e fez a pergunta que veio seguida do "sim" e o beijo para selar.

 

Mas, como nem tudo são pérolas ou terminam em casamento de vez em quando, o touro rouba a cena e termina virando o personagem principal do rodeio.

Veja o vídeo

 

 

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Saúde Pública

Paciente denuncia falta de insulina em posto de saúde em Campo Grande

Com diabetes do tipo 2, o campo-grandense procurou a medicação em nove unidades de saúde e alegou que a resposta em todos os locais foi a mesma: estão sem a medicação

13/12/2024 18h15

Paulo Ribas / Correio do Estado / Aquivo

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O consultor de vendas de veículos, Renato Nakamura, de 49 anos, que faz tratamento para diabetes do tipo 2, relatou que procurou a medicação (insulina regular) em mais de uma unidade de saúde, como no Centro Especializado Municipal (CEM), e não encontrou.

Segundo Renato, ele procurou o medicamento na Unidade de Saúde Família Aero Rancho, Caiçara, Vila Moreninha III, 26 de Agosto, São Francisco, Nova Bahia, Coophavila II, CEM e ao Posto de Saúde Estrela do Sul. Em todas essas unidades, de acordo com ele, a medicação está em falta.

“Eu faço tratamento de diabetes tipo 2, pois meu organismo não produz mais insulina. Eu tomo dois tipos de insulina, a regular e a NPH. A regular está em falta desde o mês passado”, explicou Renato.

O consultor de vendas explicou que o Sistema Único de Saúde (SUS) até possui a insulina da caneta. No entanto, essa é liberada apenas para pacientes idosos.

“Acabei ficando sem insulina. Eu rodei a cidade de Campo Grande inteira, todos os postos, e não tem. Também na Farmácia Popular está em falta.”

O que preocupa Renato é que ele foi informado de que não há previsão para a medicação ser reposta nas farmácias do SUS e na rede de saúde pública responsável pela distribuição.

“Não vai ter remédio. Meu corpo não produz insulina, e o nível de açúcar vai ficar altíssimo. Isso pode ocasionar a parada de funcionamento dos rins, perda de visão e uma série de outros fatores”, contou Renato e completou:

“Essa medicação é essencial para controlar o açúcar no sangue, especialmente antes das refeições.”
 

Doses

O consultor explicou que, por mês, faz a retirada de uma caixa da medicação e realiza a aplicação três vezes ao dia. O frasco é de 10 ml, e o paciente regula a dosagem que necessita tomar conforme indicações médicas. Caso consiga ter acesso à medicação, ela dura um mês.

“Já estamos há mais de três meses sem essa medicação nos postos e isso é muito preocupante. Espero que essa situação seja resolvida o mais rápido possível, porque ela é vital para o nosso dia a dia e para evitar complicações maiores.”

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno. Assim que houver atualização, será acrescentada na matéria.

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