Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AGENDAMENTO

Detran passa a atender com senhas a partir do dia 27; Saiba como retirar a sua

Retomada de atendimento presencial propiciou aglomeração desnecessária
16/04/2020 14:05 - Fábio Oruê


 

Para evitar as aglomerações presenciadas nos primeiros dias de atendimento, o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) passará a atender presencialmente com horário agendado e senhas, que serão retiradas no site, a partir do dia 27 de abril. 

Segundo o diretor de Tecnologia do órgão, Roberto Alencar, para realizar o cadastro da senha é necessário acessar o site do Detran-MS, onde há um banner indicando para clicar. Depois, preencher o campo com o CPF, nome, e-mail e um código. “Após isso é necessário escolher o serviço e o horário de atendimento”, explicou.

Para o diretor-presidente do Departamento, Rudel Trindade, a ferramenta é uma das estratégias criadas pelo órgão para evitar a aglomeração e disseminação do coronavírus. “Estamos em uma fase digital e esse é o avanço do Detran. O intuito é implantar isso outras regionais”, comenta.

Desde que assumiu a presidência no início do mês de março, Rudel Trindade, já vinha tratando esse tema como prioridade para o Departamento, no entanto a atual situação sanitária do Brasil acabou demonstrando a necessidade de se intensificar a utilização de canais digitais.

“Temos incentivado nossos clientes a procurarem alguns serviços pelo nosso site. E já temos várias situações que podem ser resolvidas pela internet, através do site do Detran, mas sabemos que essa é uma atualização que precisa ser melhorada para abrigar outros serviços e estamos trabalhando duramente para isso”, afirmou.

 
 

AGLOMERAÇÃO

O Detran retomou o atendimento presencial na segunda-feira (13) e houve longa fila de pessoas que foram até as agências procurar atendimento. No entanto, segundo o diretor-presidente, 90% das pessoas que procuraram o órgão poderiam ter resolvido os problemas pela internet, evitando a aglomeração desnecessária.

O chefe da fiscalização, Otilio Ruben Ajala Junior, afirmou que o setor irá realizar o bloqueio viário na entrada principal da sede, controlando o acesso dos clientes. “[Com o novo sistema] A entrada só será permitida com a apresentação do voucher de pré-agendamento feito pelo site”, comentou. O atendimento continuará com o mesmo horário, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

 

Felpuda


Apressadas que só, figurinhas tentaram se “apoderar” do protagonismo de decisão administrativa. Não ficaram sequer vermelhas quando se assanharam todas para dizer que tinham sido responsáveis pela assinatura de documento que, aliás, era uma medida estabelecida desde 2019. Quem viu o agito da dupla não pode deixar de se lembrar daquele pássaro da espécie Molothrus bonarienses, mais conhecido como chupim, mesmo. Afe!