Será implementado nesta terça-feira (20) em Dourados, o sistema de prova teórica digital para emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Candidatos à primeira habilitação, motoristas infratores e aqueles que não renovam a CNH há mais de cinco anos poderão optar pelo exame aplicado pelo computador.
“Nosso foco é promover a agilidade no processo de emissão da carteira, já que o resultado sai na hora e as demais etapas podem seguir em tempo menor. Além disso, estamos também trabalhando com a redução de gastos com papel e, consequentemente, com um ganho ambiental”, explicou a diretora de Habilitação do Detran-MS, Loretta Figueiredo.
A diretora informa ainda que o sistema de agendamento para as provas será liberado a partir da próxima semana. Serão três turmas por dia, com número reduzido de candidatos por sala de aula, em razão à pandemia do coronavírus.
Toda a prova será feita em uma estação individual, com apenas oito alunos por turma.
No método antigo, as provas são impressas e aplicadas manualmente. Depois os testes são encaminhados para a banca examinadora que avalia cada questão e só depois o candidato tem acesso a nota para dar continuidade ao processo.