Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DENÚNCIA

Cheia de buracos e de mato, sede do Detran é reflexo do abandono

Pista para motoristas aprendizes que deveria servir de exemplo está toda esburacada
09/03/2020 09:30 - Eduardo Miranda


 

Excesso de reclamações dos proprietários de veículos e de cidadãos que precisam dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) motivou a troca na diretoria do órgão, que deve ser efetivada hoje. Para constatar o abandono do complexo que já foi modelo para outros estados, basta uma rápida caminhada pela repleta de buracos pista de testes para habilitação de motoristas. Os jardins praticamente não existem: o local está tomado pelo mato.  

“Atrapalha bastante algumas manobras, como, por exemplo, estacionar o carro”, conta a atendente Júlia das Chagas Mendes, que, na quinta-feira, foi à pista de provas para realizar o exame prático para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  

Em frente à pista para testes com carros e motocicletas há, pelo menos, 10 grandes buracos, que colocam em risco não somente a parte mecânica dos veículos, mas até mesmo a integridade física dos aprendizes. “Já faz pelo menos dois anos que a pista está esburacada. E fica cada vez pior”, queixa-se um instrutor de autoescola, que pediu para que seu nome não fosse revelado na reportagem por trabalhar quase diariamente no local.  

Há quem lamente a situação com bom humor. “Talvez os buracos estejam aqui para nos acostumarmos com as ruas da cidade”, comparou a estudante Yasmin Karoline Cabreira, 22 anos, que fazia aulas na pista de teste.  

MATO E MOSQUITO

Os buracos, porém, não são os únicos problemas da sede do Detran. Basta uma caminhada por todos os blocos do local para notar a falta do zelo necessário. A minicidade do projeto Detranzinho está com as pistas em boas condições, mas tomada pelo mato.  

O matagal, aliás, é algo comum no local. Praticamente todos os canteiros têm a grama alta, mesmo perto dos pátios que ainda guardam sucatas. A combinação mato e sucata favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.  

 
 

DANÇA DAS CADEIRAS

As reclamações levaram o governador Reinaldo Azambuja a tomar uma atitude no fim da semana passada. A partir desta segunda-feira, o Detran será dirigido por Rudel Espíndola Trindade, que estava no comando da estatal MS Gás.  

Rudel já dirigiu o Detran na gestão de Wilson Barbosa Martins, na década de 1990, e deu início a vários projetos, como o Detranzinho, além de ter ampliado a estrutura do órgão. Foi Rudel quem inaugurou parte do complexo que atualmente beira o abandono. Ele substituirá Luiz Carlos da Rocha Lima, que deve assumir o cargo de assessor especial da Secretaria de Governo, ocupado anteriormente pelo ex-prefeito de Amambai e ex-deputado estadual Dirceu Lanzarini, assassinado no dia 24 de fevereiro por um funcionário de sua fazenda durante uma discussão.

Com a saída de Rudel Espíndola Trindade da MS Gás, a companhia estatal deve ser assumida pelo diretor adjunto Rui Pires dos Santos.

 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.