Clique aqui e veja as últimas notícias!

FISCALIZAÇÃO

Detran-MS faz mais de 6,6 mil testes de bafômetro em fevereiro

Mais de 70 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool, dessas, 25 foram encaminhadas à delegacia
06/03/2021 10:17 - Naiara Camargo


Com apoio de instituições municipais e estaduais, agentes de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) realizaram 6.615 testes de etilômetro de 1º à 28 de fevereiro.

O objetivo é impedir que motoristas dirijam alcoolizados, conter o transporte clandestino de passageiros e crimes que envolvem o trânsito.

Últimas notícias

Durante as ações, foram constatados 569 autos de infração de trânsito. Desses, 89 veículos estavam com documento veicular vencido e 86 condutores não portavam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foram realizados 6.615 testes de alcoolemia. Foi verificado que, no total, 75 motoristas estavam com álcool no sangue. Desses, 25 foram encaminhados para a delegacia, pois apresentaram mais de 0,34 mg/l de álcool de ar alveolar por litro de sangue.

Doado pela Receita Federal do Brasil, o Detran-MS ganhou um drone, modelo phanton 4 Pro V 2.0, que será utilizado nas operações do órgão. O objetivo é auxiliar no controle de crimes de trânsito e acidentes.

Bafômetro

O bafômetro é um equipamento que detecta o nível de álcool no sangue por meio do ar exalado dos pulmões do condutor.

O teste funciona da seguinte maneira: o motorista deve soprar um tubo presente no equipamento.

Em seguida, o ar pulmonar é levado ao catalisador para que o álcool expirado reaja com o oxigênio contido ali dentro.

O chip do aparelho faz o cálculo de concentração de álcool no sangue e mostra o resultado no visor.

Pessoas que testarem acima de 0,34 mg/l de álcool de ar alveolar por litro de sangue, são encaminhadas à delagacia por flagrante de crime de trânsito.

Novos bafômetros

Para operações de fim de ano de 2020, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), investiu cerca de R$ 184 mil na compra de 13 bafômetros. 

Os instrumentos foram destinados à Polícia Militar (PM) dos municípios de Ponta Porã, Terenos, Água Clara, Anastácio, Aquidauana, Nova Andradina, Ivinhema, Jardim, Batayporã, Chapadão do Sul, Dourados, Costa Rica e Inocência. 

O objetivo é frear a embriaguez ao voltante, e consequentemente, eliminar acidentes e mortes. 

Lei Seca

A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, proíbe o ato de dirigir após ingerir bebida alcoólica. A multa chega a R$ 2.934,70 para quem comete o delito.

O sujeito também pode pegar de 6 meses a 3 anos de prisão, com possibilidade de recolhimento da Carteira Nacional de Motorista (CNH) e retenção do veículo.

Assine o Correio do Estado