Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TECNOLOGIA

Detran oferece mais de 20 serviços on-line em Mato Grosso do Sul

Detran oferece mais de 20 serviços on-line em Mato Grosso do Sul; Confira
16/06/2020 10:49 - Bruna Aquino


Serviço on-line Detran MS

O Departamento Estadual de Transporte e Trânsito (Detran/MS) tratou como prioridade a modernização dos serviços essenciais em todo o Estado nos últimos meses e atualmente oferece mais de 20 serviços on-line para não sair de casa. 

É fato que a tecnologia vem ajudando muitos órgãos públicos em diversos serviços bem como facilitando o atendimento aos cidadãos, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus que exige isolamento social em Mato Grosso do Sul. 

Os serviços acessados são consultas de comunicação de venda, informação de gravame, débitos de veículos e andamento de processos, consulta de pontuação, processo de suspensão, os documentos de habilitação entre outros. Todos os serviços on-line podem ser acessados no site do departamento e aplicativo. 

Um exemplo da modernização, é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital com opção do documento impresso enviado na casa do proprietário do veículo bem como o documento de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) totalmente digital.

Para o diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade, a importância é dar prioridade na soma de  esforços para efetivar cada vez mais a transformação digital. "Nosso intuito é desburocratizar e entregar serviços de qualidade", disse. 

APLICATIVO


O Detran também tem diversos serviços através do aplicativo que pode ser baixado pelo Google Play ou App Store para obter ajuda no que diz respeito ao veículo, condutor e posto de atendimento. Além disso, o proprietário pode também baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) que substitui a habilitação e o documento do veículo em papel. 

Segundo dados do Departamento, em todo o Estado, mais de 100 mil condutores já possuem a versão digital da habilitação e mais de 60 mil proprietários de veículos aderiram ao licenciamento digital pelo aplicativo. 

Quem está com a Permissão Provisória para Dirigir (PPD) que é válida por 12 meses, vencida, também pode solicitar a emissão da CNH Definitiva através da CNH Ágil, sem nenhuma necessidade de deslocamento até o órgão. 

No total foram emitidas 14.602 habilitações somente no mês de maio. 

Em maio deste ano, o Detran-MS antecipou o lançamento do CRLV Digital e os proprietários passaram a obter o documento em formato PDF através do site do Denatran. 

Desde o lançamento deste serviço, em 22 de maio, já foram impressos 166.191 documentos.

 
 

Felpuda


Nos bastidores, conversas, ou melhor, quase sussurros, dão conta de que compromisso assumido teria prazo de validade se acontecer a vitória de aliado.

A partir de então, o papo passaria a ser bem, mas bem diferente mesmo, pois, com acordo cumprido, novos objetivos passariam a ser fonte dos desejos, e sem nenhuma moeda de troca.

No caso, não haveria mais sequer um fio de bigode. Tipo, cada um na sua.