Clique aqui e veja as últimas notícias!

12 DE OUTUBRO

Dias das crianças durante a pandemia: veja dicas de como comemorar a data

Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro no Brasil; Veja dicas de brincadeiras
11/10/2021 14:00 - Glaucea Vaccari


O Dia das Crianças é comemorado anualmente no dia 12 de outubro, no Brasil. A data, no entanto, não é universal e cada país comemora em dias diferentes e com tradições típicas de cada localidade.

A data, em que tradicionalmente os pais ou mais velhos celebram as crianças com comemorações e presentes, precisa de adaptações neste ano, assim como houve no ano passado, devido às restrições ainda impostas pela pandemia do coronavírus.

A maioria das medidas restritivas já foram flexibilizadas em várias cidades, mas ainda há necessidade de se manter alguns cuidados de biossegurança, como o distanciamento social, por exemplo.

Com as crianças impedidas de se reunirem em grandes grupos para brincadeiras e outras comemorações especiais, o desafio é fazer atividades que as divirtam e entretenham sem colocar a saúde em risco. 

De acordo com o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio e do Sebrae, durante essa situação pandêmica, o isolamento social tem afetado o comportamento das crianças. Mais de 38% dos entrevistados afirmam que filhos, afilhados ou sobrinhos tem tido mais ansiedade ou estão mais irritados. 

Isto porque, devido a pandemia, as escolas suspenderam as aulas e as crianças ficaram mais de um ano em casa, sem contato diário com os colegas e muitas vezes sem ter com quem brincar, recorrendo a videogames e televisão, na maioria das vezes, conforme aponta o levantamento.

Desta forma, as comemorações de Dia das Crianças, que já eram aguardadas ansiosamente pelas crianças nos anos anteriores, tem uma importância ainda maior diante da atual situação do mundo. 

De brincadeiras tradicionais a jogos e atividades que podem ser feitas em casa até a compra de presentes e jantares, especialistas dão dicas de como não deixar a data passar em branco, usando a imaginação para garantir a diversão dos pequenos.

Acesse as últimas notícias e fique por dentro!