Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TELEATENDIMENTO

Disque-coronavírus recebe 150 chamadas em duas horas

Equipe orienta por telefone pacientes com suspeita da doença
30/03/2020 10:59 - Daiany Albuquerque, Ricardo Campos Jr


 

A central de teleatendimento do novo coronavírus em Campo Grande recebeu cerca de 150 chamadas nas duas primeiras horas após a estreia do serviço, nesta segunda-feira (30). Dez médicos e oito profissionais fazem a triagem a partir dos sintomas, orientam e encaminham os pacientes para o serviço de saúde se julgarem necessário.

Quem liga no 2020-2170 primeiro vai escutar uma gravação com informações gerais sobre a doença.

Depois a chamada cai em um dos funcionários da regulação que ouvem o paciente e avaliam se é preciso transferir para um dos médicos ou se conseguem ajudar quem está na linha, já que muita gente quer apenas informações sobre o Covid-19.

Quando os médicos assumem a ligação, fazem uma espécie de entrevista sobre os sintomas para descartar casos de gripe comum ou até mesmo outras doenças. Se for necessário, orientam o paciente a tomar algum medicamento para aliviar os sintomas.

Se o problema for grave, os profissionais dizem onde que a pessoa deve ir: se para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), hospital ou unidade básica.

Mesmo quem é orientado a ficar em casa vai receber ligações dos atendentes com frequência que depende da gravidade. Para casos que demandam mais cuidados, alguém entrará em contato a cada 12 horas. Se a situação não for delicada, pode haver um retorno por dia ou até a cada dois dias.

O principal objetivo é evitar que pessoas contaminadas e que podem cumprir a quarentena em casa espalhem o coronavírus pela cidade ao se deslocar para um posto, por exemplo. A medida reduz o contágio. 

Conforme o município, o serviço contará com, ao menos 80 profissionais, segundo a Sesau. A escala diária será composta por 22 servidores, sendo oito administrativos, seis profissionais de nível superior e oito médicos. O horário de atendimento será 6h às 0h, podendo ser ampliado ou reduzido de acordo com a demanda. Os profissionais serão divididos em três e equipes que se revezarão em turnos de 6 horas.

Apesar de ter sido criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus, o serviço poderá ser expandido para o suporte de outras demandas posteriormente.

 

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.