Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Com baixo estoque, Hemosul vai agendar doações para evitar aglomeração de pessoas

Medida serve para controlar números de pessoas no órgão
17/03/2020 17:12 - Fábio Oruê


 

Estoque de sangue do Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul), em Campo Grande, está muito baixo e as doações de sangue têm caído em função do medo de contágio do coronavírus por parte da população. Por conta disso, o órgão vai agendar as doações para evitar aglomeração de pessoas e conter o avanço do Coronavírus no Estado e na Capital. 

Conforme a coordenadora geral do hemosul, Marli Vavas, a instituição adotou medidas para prevenir a transmissão do vírus e proteger tanto os doadores quanto os funcionários. “Não tem porque ter medo de vir doar, principalmente se não apresenta sintomas”, explicou ao Correio do Estado.

Vavas disse que todas as medidas de higienização estão sendo tomadas e que, por conta da baixa procura, o local não tem aglomeração de pessoas e disponibiliza álcool em gel para a higiene das mãos.

Além disso, as cadeiras onde o doador fica durante a doação também são limpas e tem o lençol protetor trocado a cada doação. A fim de evitar as aglomerações e ter controle da quantidade de pessoas no recinto, o hemosul está trabalhando com agendamento de doações.

 “Assim a gente vai saber quantas doações e pessoas serão por hora e tem um controle maior”, disse a coordenadora. O número para agendamento é o (67) 3312-1516. Atualmente o hemosul precisa com urgência de sangues do tipo O positivo e negativo, mas todos os sangues são necessários. O hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1304. 

 

Felpuda


Devidamente identificadas as figurinhas que agiram “na sombra” em clara tentativa de prejudicar cabeça coroada. Neste segundo semestre, os primeiros sinais começarão a ser notados como reação e “troco” de quem foi atingido. Nos bastidores, o que se ouve é que haverá choro e ranger de dentes e que quem pretendia avançar encontrará tantos, mas tantos empecilhos, que recuar será sua única opção na jornada política. Como diz o dito popular: “Quem muito quer...”.