Cidades

CIDADES

Documentário do Detran-MS traz imagens fortes de acidentes para conscientizar motoristas

Vídeo mostra resgates e salvamentos na capital; cerca de 80% das vítimas no trânsito são motociclistas

Continue lendo...

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) divulgou o documentário “Uma Escolha, Muitas Vidas”, que mostra a rotina dos profissionais envolvidos no resgate e salvamento de vítimas de acidentes de trânsito na Capital.

“A maior parte dos traumatizados que a gente recebe (Santa Casa) é oriundo do trânsito, a grande maioria, perto de 80%. E desses, a esmagadora maioria são motociclistas. Tem muita relação com negligência, imperícia e imprudência. E aí, ingestão de bebidas alcoólicas, excesso de velocidade, autoconfiança, desrespeito às leis de trânsito”, alerta no vídeo o médico e socorrista Rodrigo Quadros.

O conteúdo também traz depoimentos fortes de pessoas que já estiveram na condição de vítima resgatada e que ficaram com sequelas devido à gravidade do acidente. Os atendimentos vão desde a ligação para o 193 até o deslocamento da equipe que presta os primeiros socorros no local.

No vídeo, também são mostrados os atendimentos feitos até à entrada na Santa Casa de Campo Grande. A produção conta com imagens fortes de resgates e pacientes reais.

Trânsito na Capital 

Dados divulgados pela plataforma Serpro do Governo Federal revelam que de janeiro deste ano até o momento, Campo Grande já contabiliza 37 mortes no trânsito, ou seja, 2024 ainda nem encerrou e o número corresponde a 88% do que foi registrado em 2023, quando 42 motoristas vieram a óbito. 

O balanço também mostra que no ano passado houve 2.628 acidentes envolvendo motociclistas, sendo 22 mortes confirmadas. Acidentes com camionetes foram 105, sendo 3 mortes registradas.

Em 2024, o número de acidentes atingiu a marca de 3.381 contra 11.29 registrados em 2023. O número de feridos chegou a 6.319 e 19.634, respectivamente. 

Perfil das vítimas 

  • 72% são homens; 
  • 99,5% das lesões consideradas graves; 
  • 88,85% era motoristas e 7,24% passageiros;
  • 14% tem idade entre 18 e 24 anos;
  • 11% tem idade entre 25 a 29 anos; 
  • 8,8% com idade entre 30 a 34 anos;
  • 8% com idade entre 35 a 39 anos. 

Sobre o documentário, a diretora de Educação para o Trânsito, Andrea Moringo, enfatiza a parceria.

“Essa produção é um desejo e ao mesmo tempo uma necessidade da Santa Casa de Campo Grande e de todas as instituições que atuam no resgate e prevenção dos sinistros de trânsito, principalmente envolvendo os motociclistas. Esperamos que desperte uma mudança significativa de comportamentos e atitudes visando um trânsito mais seguro e gentil a toda população de Mato Grosso do Sul. Material impactante e ao mesmo tempo sensível”, destaca. 

A produção é uma iniciativa do Detran-MS com colaboração da Santa Casa de Campo Grande, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Assine o Correio do Estado 

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para o final de semana em Campo Grande e demais regiões de MS

Algumas regiões terão chuva preta entre sábado e domingo

13/09/2024 14h30

Após ongo tempo seco, chuva chega ao estado neste final de semana

Após ongo tempo seco, chuva chega ao estado neste final de semana Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para o final de semana, entre esta sexta-feira (13) e domingo (15), indica mudanças no tempo devido ao avanço de uma frente fria, que favorece aumento de nebulosidade, probabilidade de chuva e queda das temperaturas para algumas regiões do estado, com destaque para sul do estado.

Aliado às altas temperaturas, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 8% e 20%. Por isso, recomenda-se que a população beba bastante líquido, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidifique os ambientes. Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, tornam o ambiente atmosférico favorável para a ocorrência de incêndios florestais. Desta forma, recomenda-se que a população não ateie fogo em nenhuma situação, pois é crime ambiental.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperaturas mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 31°C e 38°C. Chove no domingo.
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas mínimas entre 21ºC e 27°C e máximas entre 30°C e 40°C. Pode chover no domingo.
  • Em Porto Murtinho são esperadas mínimas entre 18°C e 23°C e máximas entre 21ºC e 38°C. Chove no sábado.
  • O Norte do estado deve registrar temperaturas mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 35°C e 39°C.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas mínimas entre 20°C e 24°C e máximas entre 34°C e 39°C.
  • Anaurilândia terá mínimas entre 19°C e 23°C e máximas entre 29°C e 39°C. Deve chover no domingo.
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínimas entre 16°C e 20°C e máximas entre 23°C e 39°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas mínimas entre 16°C e 22°C e máximas entre 18°C e 34°C. Há previsão de chuva no sábado e domingo.
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínimas entre 16°C e 21°C e máximas entre 21°C e 37°C. Pode chover no sábado e domingo.

Assine o Correio do Estado

Operação

Polícia Civil desmantela esquema de tráfico aéreo de drogas entre PR, MS e SP

De acordo com as investigações, uma das aeronaves descobertas foi avaliada em R$ 2 milhões e foi usada para transportar entorpecentes em rotas aéreas de difícil acesso, segundo a polícia.

13/09/2024 14h00

Operação mira grupo suspeito utilizar helicóptero para transportar e distribuir drogas no PR, MS e SP  Foto: PCPR

Operação mira grupo suspeito utilizar helicóptero para transportar e distribuir drogas no PR, MS e SP Foto: PCPR Foto: PCPR

Continue Lendo...

A Polícia Civil do Paraná não está encarcerada em um grupo suspeito de lavagem de dinheiro e também de distribuição de drogas usando presidentes para cidades no interior do Paraná. Segundo informações preliminares, foram cumpridos nesta sexta-feira (13) mandados de prisão em municípios no interior do Paraná e em cidades de Mato Grosso do Sul. 

A operação foi realizada simultaneamente nas cidades de Araucária, Curitiba e Campo Largo, no Paraná; Ponta Porã e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; e Fernandópolis, em São Paulo.

Os policiais foram às ruas para cumprir 11 mandatos de prisão temporária e 22 mandatos de busca e apreensão."

Nos locais onde os agentes da Polícia Civil serviram, foram encontradas aeronaves utilizadas no crime, incluindo um helicóptero modelo R44 Raven II, avaliado em quase R$ 2 milhões. estados e áreas de difícil acesso.

Investigações 

Segundo as investigações, o grupo criminoso alvo da Polícia Civil é suspeito de lavagem de dinheiro, utilizando contas bancárias de terceiros.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Nas últimas operações, os policiais apreenderam  armas de fogo, drogas, munições e documentos.

Até o  momento, a Polícia Civil não divulgou se há pessoas que foram detidas, mas que as investigações continuam. 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).