Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EPICENTRO

Dourados mantém drive-thru fechado em fim de semana

Local é o principal ponto de testagem na cidade e já testou 1.566 pessoas com 387 positivos
15/06/2020 17:01 - Daiany Albuquerque


 

Apesar da escalada no número de casos da Covid-19 em Dourados, o drive thru que funciona para testar suspeitos da doença permanece fechado durante o sábado e domingo. Com a maior taxa de positividade do Estado e com o maior número de casos, o município é o epicentro da doença em Mato Grosso do Sul.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o local já realizou 1.566 testes em Dourados, com 387 casos positivos, o que representa taxa de 24,7%. Esta é a maior positividade entre os drives do Estado, que mantém uma média de 6% de episódios diagnosticados.

Em Campo Grande, primeira cidade a implantar a medida, já foram testados 4.972 pessoas, com apenas 253 diagnósticos positivos, 5% de positividade, a menor do Estado. Já em Três Lagoas, que realizou 646 exames, 51 foram tiveram a doença reformada, 7,9% do total. O quarto drive está instalado em Corumbá, onde 599 já fizeram o teste, mas apenas 35 foram diagnosticados com a doença, taxa de 5,8%.

A única cidade a ter o exame feito todos os dias no drive é Campo Grande, em Dourados e Três Lagoas o local funciona de segunda a sexta-feira, já Corumbá tem atendimento três vezes na semana, segunda, quarta e sexta-feira.

Nem com o avança da doença, já que Dourados vem dobrando seus números a cada semana, essa medida foi revista. Atualmente a cidade tem 1.197 confirmados com o novo coronavírus, o que representa 33% do total de casos de Mato Grosso do Sul, com 3.551 episódios, conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (15).

Os drives do Estado funcionam nas instalações do Corpo de Bombeiros, com exceção ao de Corumbá, porém, a quantidade de dias e de testes é estabelecida pela SES.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a pasta pretende, ainda esta semana, dobrar o número de testes disponíveis diariamente e também fazê-los aos fins de semana. “Há um clima de desconforto na cidade quanto ao crescimento exponencial do número de casos, estamos trabalhando com a capacidade máxima com equipe que montamos lá e estamos procurando solução para dobrar essa demanda, fazer testes de manhã e à tarde, mas precisamos da ajuda de nossos parceiros, como a secretária municipal com a cedência de servidores”, explicou.

Ainda de acordo com Resende, caso o município não possa contribuir com mais funcionários para realizar os testes, a SES deverá procurar “outros parceiros” para que esses exames tenham um aumento. A ideia da secretaria é passar de  90 testes RT-PCR para 180 e de 40 testes rápidos para 80.

 

Felpuda


Embora faltem 26 dias para as eleições, a bolsa de apostas nos meios políticos já está em alta.

Dois nomes estão sendo apontados como favoritos para disputarem o segundo turno.

Isso acontecendo, há quem garanta que um deles receberia total apoio de antiga liderança e de todo o seu grupo, que hoje estão em lados opostos.

Vai longe o tempo em que o objetivo era tão somente o bem comum...