Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Dourados passa a marca de 1 mil casos e secretário revela intenção de dobrar testes

Demora acima de três dias para que os resultados fossem entregues pelo Lacen também chamou à atenção e fez Geraldo se justificar
13/06/2020 14:02 - Nyelder Rodrigues


 

Os expressivos 1.034 casos confirmados de covid-19 fizeram Dourados, com seus mais de 200 mil habitantes, se isolar ainda mais como o município sul-mato-grossense com o maior número de confirmações de pessoas infectadas. O número foi alcançado na sexta-feira (12) e foi divulgado hoje (13) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Conforme o chefe da pasta, Geraldo Resende existe uma preocupação em especial com Dourados e região. "Recebemos questionamentos sobre a região e demora para conseguir esses testes do novo coronavírus. Também há problemas no agendamento para testagem no drive-thru em Dourados, por que há uma fila muito grande".

A fala foi feita durante live diária da SES para tratar dos números do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Nela, Geraldo ainda revela que existe estudo para ampliar em até 100% o total de testes feitos nesse drive-thru douradense, dobrando a capacidade de testagem na cidade - hoje, são de 130 avaliações diárias.

"São até o momento 90 testes diários RT-PCR (mais aprofundados) e 40 testes rápidos, somando 130 testes. Devido a essa grande procura, queremos aumentar para 260", frisa Resende, sendo então 180 testes RT-PCR e 80 rápidos.  

Ele ainda completa que é necessário antes "fazer uma construção" com as entidades que ajudam a SES no sistema de combate à pandemia, como a secretaria de saúde de Dourados e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).  

Resultados além do prazo

O secretário também avaliou a entrega de resultados de exames de covid-19 ocorrendo acima do prazo de 72h como um problema a ser solucionado, e que também seria uma pedra no caminho do aumento de capacidade de testagem em Dourados.

"Apesar de fazermos cerca de 600 testes por dia, que é um número expressivo, há 917 em análise no momento. E cada vez chegam mais testes. É um crescimento grande, e precisamos lidar com isso para que continuemos no bom exemplo. Somos o sexto estado que mais faz testagem, mas infelizmente ultrapassamos o período de 72h que haviamos assumido", diz.

Comparativos

Hoje, Dourados conta com 20 pessoas internadas por covid-19 em leito clínicos - 11 delas em unidade de saúde pública. Já as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) são ocupadas por 17 pessoas, sendo que nove estão em leitos públicos.

A título de comparação, Campo Grande, com mais de 800 mil habitantes, possui 15 internados em leitos clínicos e outros 15 em UTIs. Três Lagoas e Corumbá, que somam população semelhante a de Dourados, juntas tem apenas um internado em em leito clínico comum e quatro em UTIs, todos no sistema público.

Das 10 cidades com mais infectados pelo novo coronavírus, a região de Dourados é a pior. A cidade polo lidera o ranking com 1.034 casos, o que equivale a quase um terço dos casos no Estado. Em quarto, aparece outro município da região, Fátima do Sul, com 181, seguido por Rio Brilhante (6º, com 137), Douradina e Itaporã (ambos em 8º, 72).

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.