Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Dourados reduz horário de funcionamento do comércio

Infectologista avalia que recomendação seria para fechamento completo da cidade
24/06/2020 15:51 - Daiany Albuquerque


 

A prefeitura de Dourados publicou nesta quarta-feira (24) o decreto nº 2.689, que restringe o horário de funcionamento do comércio na cidade. A partir de amanhã o setor passa a abrir às 12h e fechar às 18h15 de segunda a sexta-feira, aos sábados, o horário será das 9h às 15h15.

Apesar da mudança, o infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Julio Croda, afirmou que a orientação para o município era de que a cidade entrasse em quarentena, o chamado lockdown, para que fosse reduzido o número de casos.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a cidade já contabiliza 2.150 confirmações do novo coronavírus, sendo o município com o maior número de episódios de Mato Grosso do Sul.

“Dourados está com recomendação de fazer lockdown e se não conter agora vai ter gente morrendo sem conseguir atendimento. No boletim deles aparecem 38 internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), se a cidade tem 48 para Covid-19, isso quer dizer que só tem teria mais 10 vagas, isso sem contar os casos suspeitos que estão internados, que eles não divulgam”, afirmou o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Segundo a prefeitura do município, a medida foi tomada devido ao “baixo índice de isolamento social, aquém do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além da necessidade de conciliar a diminuição da circulação de pessoas e as atividades econômicas e a necessidade de administrar a ocupação dos leitos de enfermaria e UTI destinados ao Covid-19”.

A determinação é válida por 10 dias e começa a ser executada já na quinta-feira. A administração estabeleceu horários de funcionamentos diferentes para outros seguimentos do comércio, como shoppings e supermercados.

No caso do primeiro grupo, as lojas da unidade comercial passam a funcionar, de segunda a sábado das 11h às 19h. A praça de alimentação terá atendimento das 11h às 20h. No domingo o shopping não abrirá.

Já os supermercados e atacados vão funcionar de segunda a sábado, de 7h30 às 20h e aos domingos das 8h às 12h. Bares, lanchonetes e restaurantes funcionarão das 11h às 20h, de segunda a domingo.

No último dia de vigência do decreto, o mesmo será reavaliado para ver a necessidade de sua prorrogação, segundo a prefeitura.

 

 

Felpuda


Como era de se esperar, as pesquisas mexeram nos ânimos de candidatos, principalmente daqueles que apareceram com índices pífios.

E assim, muitos deles certamente darão novo rumo às suas campanhas eleitorais.

A maioria, é claro, tenta mostrar otimismo, e o que mais se ouve por aí é que “agora o momento será de virada”.

Como disse atento e irônico observador: “Tem gente por aí que poderá virar, sim. Mas virar gozação!”. Ui...