Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AGENDAMENTO

Drive-thru do Covid faz 49 testes nesta segunda

Amanhã número de exames deve dobrar
13/04/2020 10:17 - Daiany Albuquerque, Izabela Jornada


Primeiro dia do Drive-Thru do Covid-19 fará 49 exames. A estrutura foi instalada na base do Quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua 26 de Agosto, para coleta de material a fim de realizar testes e detectar contaminados do novo coronavírus. Para amanhã (14), já estão agendados 16 coletas.

A princípio, a equipe de profissionais da Saúde, estavam agendando os testes, por meio do telefone 3311-6262, com intervalo de 15 em 15 minutos, mas repararam que a coleta estava acontecendo com mais velocidade. A média de atendimento tem sido de três a quatro minutos e por esse motivo a expectativa é que, a partir de amanhã, o número de testes dobre e a possibilidade é que sejam feitos, pelo menos, 100 exames.

Coronel do Corpo de Bombeiros e diretor de Saúde dos bombeiros, Marcello Fhraia, declarou que a capacidade total de exames feitos é de 150 por dia. São cerca de 60 militares mais os funcionários da Secretaria de Saúde do Estado (SES) e da Secretaria de Saúde do município (Sesau) que fazem a coleta. Fharia ressaltou também que existe uma preocupação com os profissionais de saúde. "Eles estão na linha de frente do combate", afirmou.

Apenas aqueles pacientes que estiverem com sintomas poderão ligar para agendar o exame. Os sintomas são: febre, coriza, tosse, dificuldade para respirar e o material precisa ser coletado até o sétimo dia do início dos sintomas.

Caso o atendimento aumento, já existe a possibilidade de abrir um próximo drive e o ponto será no Corpo de Bombeiros da Coronel Antonino.

São feitas duas coletas ao mesmo tempo e o material será encaminhado para o laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O atendimento por meio do drive funcionará das 8h as 18h.

De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), eles recebiam cerca de 100 ligações por dia, com o início dos agendamentos dos exames, esse número mais que dobrou, e nesta sexta (10) eles atenderam 224 ligações; no sábado foram 330 ligações.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, em Dourados a parceria também está sendo com a Universidade Federal (UFGD).

O Lacen tem realizdo exames do Covid-19, mas os testes coletados por meio do Drive serão feitos pelas universidades. Desde o dia 14 de março, no início da pandemia, o Lacen já realizou 1.140 exames.

De acordo com a SES, o Lacen está trabalhando dentro de suas capacidades e não tem demanda reprimida. Todos os exames estao sendo feitos e liberados, no máximo, em 48 horas, alguns exames estão sendo liberados no mesmo dia. 

 
 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.