Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Drive-thru do Covid já agendou 300 exames na primeira semana

Serviços podem ser solicitados por meio de telefone
18/04/2020 07:49 - Izabela Jornada


Drive-thru do Covid-19 que está instalado no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, em Campo Grande, agendou, aproximadamente, 300 exames nessa primeira semana de funcionamento. 

Apesar do nome, mesmo quem não possui automóvel pode realizar o atendimento pelo mesmo sistema, sendo encaminhado para duas unidades de saúde: a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) da Coronel Antonino e o Centro Regional de Saúde do Cophavilla II. 

Para evitar congestionamentos na linha, o tenente-coronel Fernando Carminati, chefe da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, explica que nem todos os casos são elegíveis para a realização do exame, apenas os que apresentam sintomas gripais. “Muitas pessoas nos ligam sem os sintomas, sem necessidade e isso pode prejudicar o contato de quem realmente precisa. Isso pode congestionar nosso serviço telefônico”. 

O Drive-Thru Coronavírus funcionará da seguinte maneira: o cidadão entra em contato pelo Disk Covid (67 3311 6262), relata os sintomas à equipe de saúde que preenche um formulário interno; caso a pessoa apresente algum tipo de sintomas gripais, como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, é agendada uma consulta no Batalhão Central do Corpo de Bombeiros, localizado na rua 14 de julho, entre as ruas 26 de Agosto e 07 de setembro.

O atendimento para o agendamento do exame demora, aproximadamente, 40 minutos. O profissional de saúde faz uma série de perguntas como nome do paciente, telefones, endereços, sintomas que está sentindo e até o número do cartão do Sistema Único de Saúde (Sus) deverá ser fornececido.

A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de 05  minutos.

O exame é encaminhado ao Laboratório da UFMS ou ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.

Disk Covid 

Implantado no dia 24 de março, o Disque Dúvidas Coronavírus já atendeu mais de 4,8 mil chamadas telefônicas de todo o Estado. A maior parte das ligações é referente a dúvidas sobre os sintomas. A equipe é formada por 12 profissionais de saúde, e a viatura precisou se deslocar para atendimento local por nove vezes nessa primeira semana de funcionamento.

 
 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!