Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Drive-thrus terão testes rápidos a partir de sexta-feira

Especialistas afirmam que medida ajudará a identificar os casos
27/05/2020 12:29 - Ricardo Campos Jr


 

Mato Grosso do Sul ganhará mais um reforço na identificação e controle dos casos da Covid-19. A partir de sexta-feira (29), testes rápidos passam a ser oferecidos nos drive-thrus de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

A medida já havia sido ventilada pelo Governo do Estado e recomendada por especialistas em epidemiologia. O Correio do Estado adiantou que a Secretaria Estadual de Saúde estava estudando a possibilidade.

O exame feito atualmente é chamado de RT-PCR. Cotonetes são colocados nas narinas do paciente e encaminhados para laboratório. A amostra passa por um complexo processo até ser colocada em um equipamento que identifica a menor partícula existente do novo coronavírus. O problema é que para dar certo, é preciso que o micro-organismo ainda esteja presente nas vias aéreas superiores e após sete dias, a probabilidade de encontrá-lo ali é baixa.

Dessa forma, do oitavo dia de contágio em diante, o exame rápido (sorológico) é o mais indicado. Desta vez, o objetivo não é encontrar vestígios do novo coronavírus, mas os anticorpos que o corpo produziu contra ele.

Everton Falcão de Oliveira, enfermeiro doutor em epidemiologia, disse ao Correio do Estado que o uso dos testes em massa é positivo “porque ampliará a capacidade diagnóstica e servirá como mais um aliado na triagem e rastreio”.

Contudo, ele faz uma ressalva: um resultado negativo nesse tipo de exame não descarta a possibilidade de que a pessoa esteja com infecção latente ou mesmo ativa, “uma vez que os testes detectam anticorpos específicos que o organismo produz”.

Por isso, Everton ressalta que um exame não descarta o outro e ambos deve ser usados de forma complementar.

COMO SERÁ

Na transmissão ao vivo para divulgação dos casos novos da Covid-19, o coordenador do sistema de drive-trhus, coronel do Corpo de Bombeiros Marcello Frahia, disse que os testes rápidos serão feitos em quem está há pelo menos 72 sem sintomas.

O agendamento será feito pelos mesmos números de telefone: 3311-6262 (Capital), 3311-6263 (Dourados), 3311-6264 (Três lagoas). Em Corumbá, o disque-covid atende no 9 8472-8550, 9 8467-4753, 9 8473-2408.

A pessoa vai até o posto de coleta, técnicos irão pegar as amostras e o resultado chega por SMS ou pode ser consultado pela internet.

O teste usado é aprovado pelo Governo Federal e validado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

ATUALIZAÇÃO

Mato Grosso do Sul somou mais 86 casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. Somente em Dourados foram 17. Campo Grande teve 13 casos, Fátima do Sul teve 11. Guia Lopes da Laguna teve mais cinco e chegou a 204 contaminados.

O Estado tem 13 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 41 em leitos clínicos dentro de seu território. Há ainda seis moradores em hospitais de outros estados.

Dois deles estão com o quadro clínico crítico, um em São Paulo e outro no Mato Grosso. Os quatro restantes estão em leitos clínicos, três em São Paulo e um em Alagoas.

 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...