Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MAIS UM CAPÍTULO

Duas empresas disputam reforma do Centro de Belas Artes

Resultado da habilitação reacende esperança de que obra em prédio abandonado saia do papel
04/02/2020 09:46 - RICARDO CAMPOS JR.


 

A Vale Engenharia e Construções e a Meta Construtora foram declaradas habilitadas e disputam o edital de licitação para reforma e adequação do Centro Municipal de Belas Artes. O aviso foi publicado na edição desta terça-feira (4) do Diário Oficial do Município, reacendendo a esperança de que a obra finalmente saia do papel.

O município pretende investir no máximo R$ 4.409.506,75. Vencerá a empreiteira que apresentar o menor valor.

A licitação foi aberta no dia 5 de agosto de 2019, mas a história do prédio abandonado se arrasta há pelo menos 26 anos. O local foi pensado para substituir o Terminal Rodoviário da cidade, que naquela época funcionava no Centro. Contudo, a ideia não avançou e o local virou abrigo para usuários de drogas, moradores de rua e criadouro do Aedes aegypti.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu o edital no dia 6 de setembro depois de encontrar divergências no projeto e na planilha de custos.

Na época, a prefeitura rebateu a decisão do tribunal e entrou com recurso, mas o prazo para as empresas apresentarem as propostas havia passado. Depois de liberada, a Diretoria-Geral de Compras e Licitação precisou formular novamente o edital de licitação que veio com mudanças no valor do documento.

O projeto original continua o mesmo e prevê reforma completa, desde as instalações hidráulicas, elétricas, acessórias até a arquitetura, passando por iluminação, aparelhagem de ar condicionado, esgotamento e controle de água da chuva.

Ainda consta no projeto, haverá a instalação de eletrodutos- linha elétrica fechada, pára-raios, redes de tubulação, saídas de emergência com informações como placas e luminárias de emergência e barra anti-pânico, degrau antiderrapante e guarda-corpo nas saídas de emergência previstos em lei para garantir a segurança de servidores e da população.

A pavimentação de parte do piso terá granito polido, madeira, carpete e haverá esquadrias metálicas. As portas de madeira também serão substituídas e as paredes revestidas com azulejo.

Felpuda


Pré-candidato a prefeito de Campo Grande divulgou vídeo em que político conhecido Brasil afora anuncia apoio às suas pretensões. O problema é que o tal líder já andou sendo denunciado por mal feitos em sua trajetória, sem contar que o pai do dito-cujo teve de renunciar ao cargo de ministro por ter ligações nebulosas com empresa de agrotóxico. Depois do advento da internet, essa coisa de o povo ter memória curta hoje não passa de coisa “da era pré-histórica”.