Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CAARAPÓ

Dupla com coronavírus foge após ter contato com pelo menos 30 em culto religioso

Ambos são de Osasco e abandonaram o isolamento para voltar a São Paulo
08/05/2020 16:16 - Fábio Oruê


Dois homens de Osasco (SP), de 43 e 45 anos, que estavam de visita no município de Caarapó desde sexta-feira (1º) e testaram positivo para o coronavírus, participaram de um culto religioso no distrito de Nova América e, após confirmação, abandonaram o isolamento na tarde de ontem (7). A suspeita é que eles voltaram para Osasco - que tem 1,5 mil casos confirmados e contabiliza 147 mortes - , onde a mulher de um deles também estaria com Covid-19.

Conforme noticiado pelo CaarapoNews, os dois rapazes chegaram em Nova América no primeiro dia de maio para trabalhar em uma construção. Eles participaram de um culto em uma residência - onde tiveram contato com pelo menos 31 pessoas-, visitaram familiares e também andaram pelo comércio da cidade. 

Na última segunda-feira eles procuraram o serviço de saúde com sintomas gripais e, após a coleta de exames, ambos foram diagnosticado com Covid-19. Segundo boletim de ocorrência registrado depois da fuga, ambos foram proibidos de saírem do isolamento domiciliar, no distrito. Eles estavam sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde de Caarapó, inclusive receberam uma visita da equipe médica na manhã da fuga. 

O Comitê de Combate ao Coronavírus e a Secretaria de Saúde identificaram as pessoas que eles tiveram contatos nesse período e todas estão em quarentena, sendo monitoradas pelas equipes de saúde. 

Uma equipe da Polícia Militar se deslocou até o local onde os dois homens estavam cumprindo o isolamento, onde algumas testemunhas afirmaram que os dois indivíduos, em um veículo de um deles, após o almoço, foram embora para Osasco, onde residem, pois estavam com medo de contaminar mais pessoas no município e, além disso, a esposa de um deles, naquele município, provavelmente também estava com o vírus deixando-o preocupado.

As informações foram repassadas ao Comitê de Combate ao Coronavírus de Caarapó e solicitado aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde deste município que informasse a Secretaria Municipal de Saúde de Osasco para tomar as demais providências.

MEDIDAS 

O prefeito de Caarapó, André Nezzi (PDT), decretou várias medidas de proteção contra o vírus, que passam a valer a partir de hoje (8). O uso da máscara passa a ser obrigatório na cidade, seja proprietário de estabelecimentos, funcionários, clientes, casas lotéricas, indústrias, bancos e repartições públicas. 

Também será obrigatório o uso de máscara para pessoas que aguardam em filas ou que se utilizam de transportes de passageiros. Empresários e comerciantes que desobedecerem poderão ainda ter interdição por 30 dias de seus alvarás de funcionamento ou até mesmo cancelados.

A prefeitura recomendou a suspensão temporária dos cultos, missas e demais celebrações nos templos religiosos por 15 dias. Caso sejam realizados, o local não poderá ter mais que 30% de sua capacidade, manter o distanciamento e a higienização das pessoas e exigir o uso obrigatório de máscaras, além de proibir a entrada de crianças até cinco anos e idosos acima de 60 anos. No distrito de Nova América fica proibido os cultos e missas pelo mesmo período.

O toque de recolher continua a partir das 22h, porém a determinação é que fechem os bares, conveniências e similares que desrespeitarem as regras. Em Nova América o toque de recolher começa a valer a partir das 19h.

 

Felpuda


Casal de políticos muito conhecido a-do-ra cargos públicos, e, assim, “um puxa o outro” na maratona política, que inclui disputa de mandatos, direção de órgãos e até mesmo nomeações com prerrogativa de não ter de bater ponto. A nova empreitada agora é conquistar uma das prefeituras do interior. Em caso de derrota, é quase certo que os nomes de ambos deverão aparecer no Diário Oficial antes mesmo do fim deste ano.