Clique aqui e veja as últimas notícias!

ENSINO E APRENDIZAGEM

As lições do ensino remoto: é preciso mudar a formação de licenciados e pedagogos?

Especialistas debatem os desafios futuros originados de velhos problemas na educação
22/01/2021 06:00 - Ricardo Campos Jr

Professores, pais e alunos foram pegos de surpresa com o ensino remoto organizado do dia para a noite. Para especialistas ouvidos pelo Correio do Estado, foram expostas deficiências de ordem tecnológica, social e psicológica no processo de ensino-aprendizagem. Até que ponto futuros pedagogos e professores devem ser preparados para lidar com esse tipo de situação no futuro?

A doutora em educação Ângela Maria Costa acredita que há necessidade de mudança nos currículos de licenciados. 

“Os cursos vão ter que mudar, vai ter que mexer. O problema é que nós sabemos que isso é uma tarefa extremamente demorada em nosso país. Até agora continua sendo privilegiada a competição, com quantidade maior de conteúdos com itens que já estão até obsoletos para serem ensinados, que não há a menor necessidade de ficar decorando. Alguns países já estão se reformulando”, afirma.

A questão, segundo ela, não reside exatamente no que se ensina, mas como se ensina. “O que estamos vendo hoje no mundo inteiro é que há necessidade de dar atenção maior ao desenvolvimento emocional dos alunos. Eles estão totalmente fragilizados. Começamos a perceber que só conteúdo não resolve. Eu sempre disse isso: é preciso educar para a vida”, afirma.  

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui