Clique aqui e veja as últimas notícias!

VOLTA ÀS AULAS

Período de efetivação de matrícula nas Escolas Municipais vai até a próxima sexta-feira

Caso a matrícula não seja efetivada, a criança perderá a vaga
05/01/2021 11:35 - Naiara Camargo


Já está aberto o período de efetivação de matrículas para crianças que ainda vão entrar nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). 

Os responsáveis têm até esta sexta-feira (8) para realizar o processo. Eles devem comparecer pessoalmente na unidade a qual a criança foi selecionada na listagem de 1º de dezembro de 2020.

Últimas notícias

As EMEis funcionam das 7h30 às 13h30 de segunda a sexta-feira.

Os alunos que não tiverem matrícula efetivada, perderão a vaga. Aqueles que já estudam na Rede Municipal, já tem a vaga automaticamente garantida para este ano.

Os pais que desejaram mudar seu filho de escola tiveram que comparecer na secretaria da unidade, de 16 de novembro a 14 de dezembro do ano passado, para realizar os procedimentos necessários.

“O processo para aqueles alunos que já estão na Reme (Rede Municipal de Ensino) será muito tranquilo. Todas as matrículas para 2021 serão automáticas”, disse Adriana Cedrão, coordenadora da central de matrículas da Secretária Municipal de Educação (Semed).

Caso o aluno ainda não tenha realizado a pré-matrícula

Os responsáveis que ainda não realizaram a pré-matrícula do menor, devem cadastrá-lo aqui. A lista de alunos selecionados será divulgada em 28 de janeiro.

Os responsáveis deverão comparecer à unidade com os documentos necessários entre os dias 28 de janeiro à 10 de fevereiro. 

Aulas 

O ano letivo da Rede Municipal de Ensino começará no dia 8 de fevereiro, sem confirmação do retorno presencial. 

Para definir sobre o retorno das aulas presenciais, será necessário avaliar a situação da pandemia próxima à data de início do ano letivo.

“Ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais, para os alunos da REME, no ano letivo de 2021" , disse Elza Fernandes, secretária de Educação de Campo Grande.

Plano de Biossegurança para volta às aulas 

O plano de biossegurança da Rede Municipal de Ensino ainda está sendo elaborado. Até 18 de novembro do ano passado, a ideia prevista é que a volta dos alunos seja divida por idades.

Os primeiros a voltarem devem ser os do ensino fundamental, alunos do 6º ao 9º ano, e, os últimos, crianças do ensino infantil e 1º ano. 

“Dividimos em etapas o retorno, entendemos que as crianças maiores entendem melhor as medidas de biossegurança do que as mais novas, por isso essa divisão”, afirma Waldir Leonel, superintendente de Gestão das Políticas Educacionais da Semed.

O superintendente disse que o retorno dependerá da situação epidemiológica de Campo Grande em janeiro deste ano.

Mesmo que haja a volta presencial, alunos que possuem cormobidades ou que têm convívio com pessoas do grupo de risco, devem permanecer em casa com a educação à distância. 

Medidas de biossegurança como regras de distanciamento social também serão tomadas.

Rede Municipal de Ensino

A REME possui 104 unidades em Campo Grande; aproximadamente 110 mil alunos e 11 mil servidores.

Pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino

O primeiro período de pré-matrícula da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE-MS), para os alunos que ainda vão entrar, vai até amanhã (6).

Os interessados devem se inscrever via internet, neste site.

Também é possível fazer a inscrição presencialmente na Central de Matrículas da REE, localizada na rua Joaquim Murtinho, 2612, Itanhangá Park, em Campo Grande.

Há também atendimento por telefone. O número é 0800-647-0028. O horário de funcionamento da Secretaria Estadual de Educação (SED) é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira.

O período de inscrições foi aberto em 30 de novembro. A 1ª lista dos estudantes selecionados será divulgada no próximo domingo (10), no site da Matrícula Digital.

Os alunos designados deverão efetivar a matrícula entre os dias 11 e 15 de janeiro. 

Assine o Correio do Estado