Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

LUTO

Produtora rural e escritora, Elza Dória Passos morre aos 91 anos em Campo Grande

Elza era conhecida por sua alegria e entusiasmo, que foram levados pela covid-19
31/08/2020 18:29 - Da Redação


Conhecida pela alegria de viver, a produtora rural Elza Dória Passos, de 91 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (31), vítima da Covid-19.

Elza, ao longo dos seus 91 anos, acumulou vasta cultura, experiências marcantes e uma bagagem enorme de histórias bonitas para contar sobre sua vida e da família.

A responsabilidade bateu à porta ainda muito cedo, aos sete anos foi para o internato, na capital, com o objetivo de se dedicar aos estudos. 

Filha do produtor rural Mário Mendes Gonçalves, teve seis irmãos, mas era ela quem, desde muito nova, mostrava maior interesse pelas lidas do campo e era a mais ligada ao pai.

Com trabalhos significativos desenvolvidos à frente da associação de mulheres, Elza Dória se consolidou e ganhou mais confiança e força para seguir adiante, sempre em busca de novos desafios. 

Um marco importante em sua vida foi ter sido eleita a primeira mulher, no Brasil, a fazer parte da diretoria de uma Federação Patronal.

A paixão pela leitura, o amor e admiração por seu pai fez com que Elza o eternizasse em livros. 

Toda sua memórias a motivaram a fazer, com o escritor Luiz Alfredo Marques Magalhães, o livro ‘Um homem chamado Mario Mendes’, lançado no ano de 2016, que conta a história da vida de seu pai.

Ela contribui, também, com materiais, documentos, mapas, recortes de notícias, entre outros, para que Magalhães produzisse outro livro, este sobre a Companhia Matte Laranjeira, lançado em 2014.

*Com informações do Sindicato Rural de Campo Grande.

 
 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!