Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ANO BISSEXTO

Em ano inusitado, pais comemoram nascimento da filha e já pensam em aniversário "agora só em março"

A pequena Valentina nasceu às 8h49 do dia 29 de fevereiro
29/02/2020 13:30 - Bruna Aquino


 

A pequena Valentina Alves escolheu vir ao mundo em dia bastante peculiar. Foi às 8h49 deste sábado dia 29 de fevereiro de 2020, que Lúcia da Silva Alves, de 34 anos, deu à luz a pequena na Maternidade Cândido Mariano em Campo Grande. 

A primeira bebê que nasceu na maternidade de parto normal chegou pesando um pouco mais de 3 quilos e 50 centímetros trazendo bastante alegria aos papais. 

Mas o diferencial é que Valentina nasceu em ano bissexto e essa data terá novamente apenas daqui a quatro anos. 

A situação causou um pouco de estranheza para a mãe que não esperava receber a caçulinha da família em pleno dia 29. “Estou muito feliz pela chegada dela, mas não queria que fosse nessa data não por conta do ano bissexto, mas se Deus quis assim está ótimo”, contou Lúcia. 

Com data ou não, o pai de Valentina é só alegria por agora ser pai de menina. “Eu achei é muito interessante ela nascer nesse dia, estou muito feliz pela chegada dela, agora temos uma casal”, disse. 

ANIVERSÁRIO

Mesmo que alguns pais não gostem da ideia do nascimento ser registrado em data que ocorre a cada 4 anos a lei nº 12.662/2012 é bem clara: as pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento, onde deverá constar dia, mês, ano, hora e Município de nascimento da criança. A data de comemoração de aniversário fica a critério dos pais de ser um dia antes ou depois. 


No caso de Valentina os pais já decidiram como vão comemorar os aniversários da pequena todos os anos. “Estávamos conversando até sobre isso, mas pensamos em comemorar o aniversário dela no dia 1° de março já que o irmão dela também faz aniversário no mesmo mês aí fica uma festa só”, contou a mãe da menina.  

Apenas nesta manhã, a maternidade registrou o nascimento de dois bebês em ano bissexto. 

BISSEXTO

Ano bissexto é o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.

Felpuda


Devidamente identificadas as figurinhas que agiram “na sombra” em clara tentativa de prejudicar cabeça coroada. Neste segundo semestre, os primeiros sinais começarão a ser notados como reação e “troco” de quem foi atingido. Nos bastidores, o que se ouve é que haverá choro e ranger de dentes e que quem pretendia avançar encontrará tantos, mas tantos empecilhos, que recuar será sua única opção na jornada política. Como diz o dito popular: “Quem muito quer...”.