“Para quem é profissional da beleza, não existe crise”. Em tempos de recessão econômica e encolhimento de vagas no mercado de trabalho, nunca essa máxima esteve tão em voga como nos últimos tempos. Em Campo Grande, o reflexo é um aumento progressivo da demanda por cursos de formação no setor, com destaque para design de sobrancelhas e maquiador, considerados hoje os de maior inserção no mercado.
No Senac Beleza e Moda, por exemplo, quem procurar vagas para os cursos de maquiador hoje terá que entrar em uma fila de espera para 2016, pois as turmas para dezembro já estão completas; já para o curso de design de sobrancelhas, havia até a semana passada apenas uma turma com vagas disponíveis.
A gerente do Senac Beleza e Moda, Simone Veiga, observa que na Capital sempre houve uma procura pela formação de cabeleireiro, mas hoje, por conta do aumento da prestação de serviços, há uma busca por um profissional de beleza mais “polivalente”. “Se o profissional souber dominar a competência de maquiador junto à de cabeleireiro e à de manicure, por exemplo, ele consegue trabalhar nos fins de semana sem abandonar a principal atividade que exerce nos outros dias”, enfatiza.
*A reportagem, de Daniella Arruda, está na edição de hoje do Jornal Correio do Estado.