Devido o aumento de queimadas na manhã desta terça-feira (30), equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados e em pouco mais de duas horas os militares atenderam pelo menos três ocorrências em Campo Grande.
Na Avenida Ernesto Geisel, próximo a Feira Central, uma área de 400 metros foi atingida pelas chamas. Os Bombeiros precisaram utilizar mil litros de água para combater as chamas que após extintas foi constatado que o foco do incêndio estava em um amontoado de lixo.
Em seguida, a ocorrência partiu para o Jardim Petrópolis, em um condomínio residencial na Rua dos Lírios. Lá, moradores acionaram os Bombeiros porque havia princípio de incêndio no terceiro andar do prédio cometido por uma faísca de um ferro. Foi encontrado no local um colchão que estava em chamas e o casal que mora no local inalou bastante fumaça. O objeto foi retirado até o pátio do condomínio e as chamas extintas.
Por último, os socorristas voltaram em mais uma ocorrência no centro da cidade. Agora, em uma churrascaria localizada na Rua Dom Aquino esquina com a Rua José Antônio. O princípio de incêndio mobilizou equipes até o local que identificaram apenas que havia chamas no acúmulo de gordura da coifa na cozinha do estabelecimento. As chamas atingiram apenas algumas madeiras e a churrasqueira foi isolada.
Com a umidade relativa do ar muito baixa, o tempo é um dos fatores que contribuem para o aumento no índice de incêndios na cidade. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar seca é incrementada pela alta pressão atmosférica que traz o ar seco de níveis superiores; portanto à tarde a umidade do ar pode oscilar de 25 % a 20 %.
ESTATÍSTICA
Entre janeiro e o dia 23 de junho deste, ano o Corpo de Bombeiros registrou 1.927 casos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 1.516 casos. No Estado, o aumento foi de 3% no mesmo período, passando de 2.996 casos para 3.072.
*Colaborou Bruno Henrique