Cidades

Meio-pesados

Em duelo eletrizante, Cormier supera Gustafsson e mantém cinturão

Luta principal do UFC 192 foi sediada em Houston, no Texas, nesse sábado

Combate.com

04/10/2015 - 10h10
Continue lendo...

Daniel Cormier escreveu o capítulo inicial de sua trajetória como dono do cinturão do peso meio-pesado. O lutador foi bem sucedido em sua primeira defesa de título e derrotou Alexander Gustafsson na decisão dividida dos jurados (47-48, 48-47, 49-46), na luta principal do UFC 192, sediado em Houston, no Texas, sábado.

O atleta da AKA - campeão após vencer Anthony Johnson, em maio, após o Ultimate cassar o título de Jon Jones, exaltou Gustafsson durante a entrevista no octógono, ciente de que o europeu valorizou seu feito.

"Eu nem vou promover nada, vou ser eu mesmo. Obrigado, Gustafsson, você me tornou melhor. Estarei em débito contigo para sempre. Eu queria provar que não sou unidimensional, consigo trocar golpes com qualquer um. (Os uppers) Foram muito efetivos. Sempre que acertava isso, ele parava de atacar. Quando um trocador tenta te derrubar, você, que é o wrestler, está fazendo um bom trabalho".

Frustrado por perder, pela segunda vez, a chance de se tornar campeão do UFC, Gustafsson, agradeceu o público e foi breve ao microfone. 

"Ele pode lutar, é um bom trocador. É um campeão de verdade. Obrigado pelo apoio, Houston".

A LUTA

Daniel Cormier apresentou seu cartão de visitas a Alexander Gustafsson em menos de um minuto. Ele encurtou a distância, foi para o single leg, elevou o sueco ao "terceiro andar" e o quedou com maestria. O americano manteve o adversário no chão e, mesmo sem grande efetividade no ground and pound, pontuou com socos no rosto e na linha de cintura. Gustafsson conseguiu se reerguer e acertar bons golpes no atleta da AKA, dando sinais de que estava vivo no combate.

No segundo round, Cormier foi com muita sede ao pote, caçando o oponente pelo octógono. O sueco, então, fez o feitiço virar contra o feiticeiro e quedou o especialista em wrestling. Cormier seguiu na busca ao rival e, ao clinchar no centro do octógono, encaixou diversos uppercuts, aceitos com passividade pelo oponente. A poucos segundos do fim da segunda parcial, Gustafsson obteve outra queda.

Os atletas iniciaram o terceiro assalto na trocação. Gustafsson conectou boa joelhada, enquanto Cormier acertou ótimo cruzado, que deixou o nariz do sueco avariado e sangrando. O americano voltou a clinchar e a desferir uppercuts, novamente absorvidos pelo europeu. "DC" viu que os uppercuts surtiram efeito e manteve a estratégia. No entanto, com uma joelhada violenta e dois uppers, Gustafsson levou o rival a knockdown. Grogue, Cormier grudou para poder respirar e se manter vivo até o gongo soar.

Sentindo o momento favorável, no quarto round, Gustafsson investiu nos jabs, tentou a queda, mas foi bloqueado. A torcida gritava "DC" para empurrar o americano, que o perseguia no octógono,sem grande sucesso. O seuco conseguiu desequilibrar o adversário, em um chute baixo, mas não soube aproveitar a brecha. Foi mais um assalto equilibrado e um pouco menos acelerado.

"DC" voltou mais determinado no quinto round, acertando bom cruzado no oponente, que corria em demasia para fugir do raio de ação do americano. O sueco tentou uma queda - frustrada - e ficou na defensiva, sendo clinchado como nas outras etapas. O americano não desgrudou, caminhou para a frente sempre que pôde e não deixou dúvidas de seu domínio nos cinco minutos finais, assegurando a vitória.

RESULTADOS COMPLETOS:

CARD PRINCIPAL
Daniel Cormier derrotou Alexander Gustafsson por decisão dividida dos jurados
Ryan Bader derrotou Rashad Evans por decisão unânime dos jurados (triplo 30-27)
Ruslan Magomedov derrotou Shawn Jordan por decisão unânime dos jurados (30-27, 29-28, 30-27)
Joseph Benavidez derrotou Ali Bagautinov por decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27, 29-28)
Julianna Peña derrotou Jessica Eye por decisão unânime dos jurados (triplo 29-27)

CARD PRELIMINAR
Yaír Rodríguez derrotou Dan Hooker por decisão unânime dos jurados (30-27, 30-27, 30-26)
Albert Tumenov derrotou Alan Jouban  por nocaute técnico aos 2m55s do R1
Adriano Martins nocauteou Islam Makhachev a 1m46s do R1
Rose Namajunas finalizou Angela Hill no mata-leão aos 2m47s do R1
Sage Northcutt derrotou Francisco Treviño por nocaute técnico aos 57s do R1
Sergio Pettis derrotou Chris Cariaso por decisão unânime dos jurados (29-27, 29-27, 29-28)
Derrick Lewis derrotou Viktor Pesta por nocaute técnico a 1m15s do R3

Liberação

Governo brasileiro determina retirada de algemas de deportados dos EUA

Polícia Federal confirmou que os 88 brasileiros que estavam a bordo da aeronave norte-americana com outros deportados

25/01/2025 21h00

Foto: Casa Branca / Divulgação

Continue Lendo...

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada de algemas de brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos e que estavam a bordo de uma aeronave norte-americana que pousou em Manaus na noite desta sexta-feira (24).

“Na manhã deste sábado (25), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil”, informou o Ministério da Justiça.

Em nota, acrescentou que o ministério tomou conhecimento da situação dos brasileiros pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues. O voo, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos.

Algemas retiradas
“Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou a autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas”, reforçou o comunicado. “O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, acrescenta a nota.

Enfatiza que, ao tomar conhecimento da situação, Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, “de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança.”

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, concluiu a pasta no comunicado.

Também em nota, a Polícia Federal confirmou que os 88 brasileiros que estavam a bordo da aeronave norte-americana com outros deportados dos Estados Unidos chegaram a Manaus algemados.

“Os brasileiros que chegaram algemados foram recebidos e imediatamente liberados das algemas pela Polícia Federal, na garantia da soberania brasileira em território nacional e dos protocolos de segurança em nosso país. A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas.”

“Os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto. No local, receberam bebida, comida, colchões e foram disponibilizados banheiros com chuveiros”, detalha a nota.

Por determinação da Presidência da República, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportará os brasileiros para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde deste sábado.

Os brasileiros serão acompanhados e protegidos pelos militares da FAB e policiais federais brasileiros.

FAB
A FAB informou que uma aeronave KC-30 foi destacada, após solicitação do governo federal, para prestar apoio aéreo a passageiros deportados oriundos dos Estados Unidos que aguardam o término do traslado em Manaus.

A aeronave, segundo a FAB, decolou da Base Aérea de Brasília às 13h, com pouso previsto para 14h30 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. “O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes”.

De acordo com o comunicado, a FAB vai disponibilizar profissionais de saúde para realizar o acompanhamento dos passageiros deportados – durante o trajeto até o destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

Entenda
As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais tiveram início poucos dias após o início do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Na noite da última quinta-feira (23), 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas em operação anunciada pela Casa Branca.

“A administração Trump deteve 538 imigrantes ilegais criminosos”, anunciou a porta-voz Karoline Leavitt, acrescentando que centenas foram deportados em aviões do Exército norte-americano. “A maior operação de deportação em massa da história está em curso”, disse.

Ao longo da campanha presidencial, Trump prometeu conter a imigração ilegal no país, cenário classificado por ele como “emergência nacional”. Logo em seu primeiro dia na Presidência dos EUA, o republicano assinou ordens executivas destinadas a impedir a entrada de imigranteS nos Estados Unidos.

*Com informações da RTP.

Assine o Correio do Estado

Cidades

AGU prorroga consulta pública sobre moderação em plataformas digitais

Contribuições podem ser enviadas até a próxima segunda-feira (27)

25/01/2025 20h00

Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Continue Lendo...

A Advocacia-Geral da União (AGU) prorrogou até as 18h da próxima segunda-feira (27) o prazo para envio de contribuições na consulta pública sobre moderação de conteúdo de plataformas digitais no Brasil.

Em nota, a entidade informou que a ampliação do prazo, previsto para acabar nesta sexta-feira (24), atende a um pedido de organizações da sociedade civil e de especialistas no tema. As contribuições devem ser enviados pela plataforma Participa + Brasil.

“A consulta pública se destina a receber subsídios da sociedade civil, comunidade acadêmica, plataformas digitais e agências de checagem, além de instituições públicas e privadas”, destacou a AGU.

Até sexta-feira, o órgão já havia recebido 46 contribuições. Além da consulta pública, a AGU realizou audiência pública sobre o tema na última quarta-feira (22), com a participação de 34 especialistas e representantes da sociedade civil.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).