Cidades

SAÚDE

Em férias, turista da Europa trouxe caso de sarampo para MS

Em férias, turista da Europa trouxe caso de sarampo para MS

FAUSTO BRITES E EVELIN ARAUJO

11/03/2011 - 12h04
Continue lendo...

Uma pessoa vinda da Europa de férias para o Brasil, que seria uma médica de 28 anos, está com sarampo - doença considerada erradicada do País desde 2000 pelo Ministério da Saúde. Ela está internada em isolamento relativo no Hospital São Julião em Campo Grande (MS).

A paciente veio da França para o Rio de Janeiro no dia 1º de março deste ano e já apresentava sintomas da doença no voo. Ela ficou hospedada na cidade por dois dias e foi de ônibus para São Paulo, depois para Foz do Iguaçu. De lá, ela veio de ônibus para Campo Grande.

O caso, que foi confirmado neste início de tarde, é acompanhado por um médico infectologista e outros que dão suporte ao tratamento dos sintomas e fazem acompanhamento do caso pelos locais onde ela passou no País.

A suspeita é de que a transmissão aconteceu entre os dias 19 e 20 de fevereiro na França, quando esteve em contato com duas crianças com possíveis sintomas da doença. O caso, que foi confirmado no início desta tarde, é acompanhado por um médico infectologista e outros que dão suporte ao tratamento dos sintomas e fazem acompanhamento do caso pelos locais onde ela passou no País.

O diretor-geral da Secretaria de Saúde e epidemiologista doutor Eugênio Barros, um dos médicos que acompanham o histórico da paciente, esclarece que todos os procedimentos para evitar a transmissão da doença já foram feitos e que não há motivo para alerta da população, já que a maioria das pessoas no Brasil é vacinada após os 12 meses de idade. 

"O país têm importado esta doença do exterior, onde campanhas de vacinação da doença não são de rotina como no Brasil", esclarece o médico. O Ministério da Saúde e as equipes de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Argentina já estão sob o alerta do caso de sarampo na paciente internada em Campo Grande. 

"Nós já temos os nomes das pessoas que tiveram contato com ela no avião vindo da Europa e no ônibus que foi do Rio de Janeiro a São Paulo". Eugênio Barros explica que essas pessoas são acompanhadas porque foi neste período que a doença esteve no estágio de transmissão. "Mesmo assim, como ela não teve contato físico direto com nenhum deles, a possibilidade de transmissão da possível doença é menor", diz o médico.

A paciente está bem e em fase de remissão dos sintomas. "Estamos somente aguardando o resultado de alguns dos exames feitos e a realização de mais um para dar alta à paciente, que já não representa risco de transmissão", afirma o médico. 

 

A doença

Segundo o médico infectologista Maurício Pompílio tem conhecimento do caso na Capital e esclarece que o sarampo é uma doença infecto-contagiosa transmitida pelas vias respiratórias, por gotículas liberadas no espirro ou na tosse. 

"Existem dois períodos na doença: o de incubação e o de contaminação. Na incubação a pessoa é infectada pelo vírus e ele vai se instalando no organismo, até que o paciente começa a apresentar sintomas como tosse e febre. O período de transmissão consiste na fase em que o paciente apresenta e permanece com os sintomas, principalmente a tosse. É por ela que o paciente transmite a doença", alerta o médico. 

"O confinamento em ambientes como salas, escritórios, ônibus e aviões facilita a transmissão"

"O confinamento em ambientes como salas, escritórios, ônibus e aviões facilita a transmissão", explica. Maurício Pompílio diz que, apesar de ter um sistema de vacinação, a Europa não consegue ter muito controle sobre a doença por conta do alto fluxo de imigração ilegal. "Pessoas de todas as regiões do mundo como Ásia e África entram no continente [europeu] sem apresentar o controle de vacinação, que facilita a transmissão e contaminação", ele explica. 

O País tem feito campanhas conhecidas como "catch up", quando a vacinação contra rubéola e sarampo são feitas em adultos e em turistas estrangeiros. No ano passado, após quatro anos sem qualquer registro de sarampo no Brasil, cinco casos da doença foram confirmados em agosto pelo Ministério da Saúde. Todos eles importados – os pacientes se infectaram após viajarem para o exterior. 

A previsão é de que o Ministério da Saúde envie uma nota de alerta para todos os estados por onde passou a turista.

CAMPO GRANDE

Servidores municipais devem voltar ao seu cargo de origem

Funcionários públicos, cedidos a outros órgãos e secretarias, devem voltar ao cargo até 30 de janeiro

12/12/2024 08h55

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena GERSON OLIVEIRA

Continue Lendo...

Servidores públicos municipais, da administração direta e indireta, devem voltar ao seu cargo de origem até 30 de janeiro de 2025.

A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta quarta-feira (11).

Alguns funcionários estão cedidos a outros órgãos e secretarias a pedido próprio, por forças maiores ou pela solicitação de determinado órgão.

Por exemplo, se o Governo de MS precisar de um engenheiro civil especializado em uma área específica e esse profissional estiver lotado na Prefeitura de Campo Grande, é possível que ele seja cedido para o Estado.

Outro exemplo é quando o servidor solicita, à pedido, sair de seu cargo de origem e ir para outro de sua preferência.

Mas, considerando as implicações que as ausências continuadas repercutem na eficiência e na qualidade da prestação dos serviços públicos municipais e que o período de cedência dos servidores municipais vence a cada dia 31 de dezembro, é necessário que retornem ao seu cargo.

Quem desobedecer a ordem, sem justificativa, será punido por descumprimento de dever, falta disciplinar e falta injustificada.

Além disso, o servidor ausente fica sujeito à suspensão da sua remuneração, sem prejuízo das demais penalidades estatutárias, regulamentares e legais referentes ao abandono do cargo.

Quem voltar para seu cargo de origem, deve preencher o formulário de apresentação, disponibilizado neste site, entregá-lo na unidade de recursos humanos de seu órgão ou entidade de lotação, em duas vias, devidamente preenchido, com cópia do documento oficial com foto.

O servidor detentor de dois cargos deverá preencher um formulário para cada cargo.

De acordo com o Diogrande, os órgãos e as entidades que tiverem imperiosa necessidade da permanência de servidor, que se encontrava à sua disposição, deverão renovar a requisição, justificando o pedido, para autorização da Prefeita Municipal, cuja cedência sujeita-se ao superior interesse público.

É dever do órgão, da entidade ou da instituição cessionária efetuar o recolhimento da contribuição previdenciária mensal ao Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande, relativamente ao servidor cedido sem ônus para a origem.

FORMULÁRIO

Confira o formulário que deve ser preenchido e entregue:

Fachada da Prefeitura Municipal de Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena

Cidades

Estado antecipa entrega de kits escolares para o ano letivo de 2025

Aulas da Rede Estadual de Ensino começam no dia 17 de fevereiro, duas semanas antes do Carnaval; confira o calendário

12/12/2024 08h15

Divulgação

Continue Lendo...

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação (SED) deu início à entrega dos kits escolares do Ano Letivo 2025 para as unidades da rede estadual de ensino de Campo Grande e do interior do Estado.

Ao todo, serão mais de 190 mil kits escolares, que custaram cerca de R$ 14,7 milhões.

O coordenador de Administração e Apoio Operacional da SED, Marcos Macarini, destaca que a entrega antecipada só foi possível devido a um trabalho diferenciado de logística.

“Em Campo Grande são nove rotas de entrega e no interior mais 15, por isso, o trabalho da logística na entrega dos materiais é tão importante e fundamental para que haja uma celeridade, mas também uma organização na distribuição de todos os itens”, explica o coordenador.

De acordo com o gestor, das nove rotas de Campo Grande, três delas já concluíram as entregas e o envio para as unidades escolares do interior também já começaram.

“Iniciamos a entrega dos kits que atenderão os estudantes no ano de 2025 ainda na primeira semana de dezembro, isso só foi possível diante da organização da logística para que os estudantes já iniciem as aulas com os materiais escolares, além disso, os uniformes também começarão a ser entregues ainda nas primeiras semanas de janeiro”, completa Macarini.

A Escola Estadual Maestro Frederico Lieberman, localizada em Campo Grande, já recebeu todos os kits para atender os alunos matriculados para o ano letivo de 2025. Segundo a diretora da unidade, Ana Elisa Spazzapan, os kits entregues com antecedência impactam direto na aprendizagem dos estudantes.

“Muitos chegam na escola sem material e, sem dúvidas, iniciar o ano já com o kit escolar completo faz a diferença. Desta forma, o estudante já começa a se organizar desde o primeiro dia de aula”, afirma a diretora.

Para o diretor-adjunto, Carlos Alberto de Almeida Passarinho, antecipar a entrega dos kits é importante, principalmente para as famílias dos estudantes, que podem se tranquilizar quanto aos materiais escolares.

“Os pais ficam tranquilos, pois sabem que os filhos já iniciarão o ano munidos dos materiais, e isso é uma preocupação a menos, pois sabemos a realidade de cada estudante nosso e com certeza isso impacta positivamente em cada um”, ressalta Carlos Alberto.

Para o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, esses materiais entregues antes mesmo do início do Ano Letivo são a base para que os estudantes da Rede tenham qualidade e conforto nos estudos.

“Com a reestruturação da logística, conseguimos antecipar bastante a entrega dos kits escolares do Ano Letivo de 2025. Assim, nossos estudantes já iniciam o ano com seus materiais em mãos, o que representa nosso comprometimento com a aprendizagem de cada um”, finaliza o secretário.

Calendário

Em 2025, o início das aulas para alunos da Rede Estadual de Ensino (REE) será no dia 17 de fevereiro, duas semanas antes do Carnaval. Após essse período, os estudantes terão um feriado de três dias, entre 3 e 5 de março.

O ano escolar em si começa ainda em 03 de fevereiro, com o período reservado entre essa data e o dia 05 para o processo de apresentação e lotação dos professores efetivos. Confira:

Ao todo serão 200 dias letivos (sendo 225 que compõem o ano escolar), segundo a SED, com o dia 12 de dezembro marcando o término do ano letivo, sendo que os "exames finais" acontecem de 15 a 18 do último mês de 2025. 

Por fim, mas não menos importante, as férias nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, o dito recesso escolar, conforme a Pasta da Educação, fica marcado para os quinze dias entre 17 e 31 de julho. 

O primeiro semestre para os alunos de REE em 2025 (entre 7/2/2025 e 16/7/2025) terá 106 dias. 

Com o primeiro bimestre (54 dias) findando em 16/7/2025, os estudantes terão outros 52 dias antes do recesso escolar, sendo que o 3º bimestre (entre 1°/8/2025 e 30/9/2025) será o mais curto. 

Há ainda outros 51 dias reservados para o 4º bimestre, o período letivo em si termina em 12 de dezembro, com o ano escolar se estendendo até 22 do último mês de 2025. 

Importante que o estudante fique atento pois, em 2025, o calendário escolar reserva pelo menos quatro sábados letivos, sendo:

  • 22 de fevereiro; 
  • 09 de agosto; 
  • 18 de outubro e
  • 06 de dezembro

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).