Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

BOLETIM

Em MS, apenas 5% dos casos de Covid-19 precisam de internação

Em que pese o aumento expressivo de casos, a maioria dos pacientes se recupera em casa.
11/05/2020 13:16 - Ricardo Campos Jr


 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) pode acionar as forças de segurança caso a população de Guia Lopes da Laguna e Jardim viole o isolamento social decretado pelos municípios. As cidades são muito próximas uma da outra e têm incidências altas da Covid-19.

“Estou fazendo conversa amiudada com o secretário de Segurança, caso tenhamos que recorrer a essa alternativa para manter as pessoas em quarentena, de modo que junto com as autoridades sanitárias possamos coibir, de fato, o avanço da doença na região”, disse o titular da pasta, Geraldo Resende.

Somente Guia Lopes teve mais oito casos confirmados nas últimas 24 horas, totalizando 34 pessoas contaminadas.

Com apenas 9.835 habitantes, a incidência da Covid-19 por lá é de 343 casos a cada 100 mil habitantes, maior de Mato Grosso do Sul.

MOVIMENTAÇÃO

Apenas 5% dos sul-mato-grossenses com Covid-19 precisam de internação. É o que revela o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (11) pela Secretaria Estadual de Saúde. Em que pese o aumento expressivo de 23 casos nas últimas 24 horas, a maioria dos pacientes (151) se recupera em casa.

Outras 201 pessoas foram consideradas curadas da doença, o que resulta em 52,20% de todos os contaminados no Estado desde o mês de março.

Existem ainda duas pessoas de outras unidades da federação e um paraguaio que ocupam leitos em Mato Grosso do Sul. Eles não entram nas estatísticas oficiais, que levam em consideração o lugar onde o paciente mora.

Por esse mesmo motivo é que a morte de um caminhoneiro douradense no Tocantins entrou para os registros locais de óbitos. Igualmente, existem dois sul-mato-grossenses com Covid-19 internados em São Paulo.

O Estado já notificou 3.845 casos da Covid-19, dos quais 385 foram confirmados para o novo coronavírus. Atualmente há 35 exames aguardando resultado.

Corumbá estreou hoje as coletas de amostras via drive-thru, que são feitas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade.

A estratégia adotada pelo Governo deu certo em Campo Grande, ajudou a identificar precocemente os casos confirmados para isolá-los, reduzindo o contágio. Três Lagoas e Dourados já contam com o serviço.

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.