Cidades

Guarda

Em nova polêmica, MPE investiga "ostentação" de guardas em treinamento

Promotor vai apurar irregularidades durante treinamento em centro da PM

ALINY MARY DIAS

08/10/2015 - 08h10
Continue lendo...

Além de todas as polêmicas que a Guarda Municipal coleciona, o Ministério Público Estadual (MPE) abriu, nesta quinta-feira (8), investigação para apurar suposta irregularidade cometida por servidores durante treinamento para o armamento da corporação.

Nas últimas semanas, a corporação tem sido alvo de críticas da população em razão de ações truculentas. No início do mês passado, um guarda foi flagrado com arma de brinquedo durante ação no Centro da Capital e no último dia 2 de outubro um guarda matou um jovem em um bar.

Outra polêmica surgiu nessa semana, quando o Portal Correio do Estado apurou que o guarda suspeito pelo homicídio, Fábio Augusto de Souza, foi aprovado em uma bateria de testes psicológicos para portar arma de fogo.

E é justamente este treinamento que agora é alvo de investigação da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital.

Segundo divulgado hoje pelo promotor responsável pela apuração, Alexandre Pinto Capiberibe, a Guarda Municipal teria praticado irregularidade ao confrontar lei, ter realizado treinamento no Centro de Formação da Polícia Militar e vários servidores terem “utilizado designações ostentando insígnias de cursos exclusivamente militares, além do fardamento idêntico ao da Polícia Militar”.

Ainda de acordo com o MPE, a corporação teria confrontado a Lei Nº 13.022, de agosto de 2014, que trata sobre a Guarda Municipal. Em um dos artigos da legislação consta que “a estrutura hierárquica da guarda municipal não pode utilizar denominação idêntica à das forças militares, quanto aos postos e graduações, títulos, uniformes, distintivos e condecorações”.

Agora, a Guarda Municipal deve ser notificada sobre a abertura da investigação.

TREINAMENTO

Logo depois de assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública, em setembro, Luidson Noleto disse ao Portal Correio do Estado que diante de episódios envolvendo ações de guardas criticadas pela população, a liberação de armas para 200 servidores poderia ser revista.

Na edição de ontem (7) do Diário Oficial de Campo Grande, o secretário criou uma comissão para acompanhar o treinamento dos servidores. O grupo é composto pelo comandante da Guarda, Marcos Cesar Escanaichi, e por outros quatro servidores.

A assessoria de imprensa da prefeitura entrou em contato com a reportagem e afirmou que o titular da secretaria de Segurança, Luidson Noleto, ainda não foi notificado sobre a abertura da investigação. Manifestações por parte da prefeitura só irão ocorrer depois que a administração tiver mais detalhes sobre a investigação.

*Atualizada às 10h25 para acréscimo de informações.

Concorrência

MS registra mais de 66 mil inscritos para o Enem, 15 mil a mais que 2024

Houve um crescimento de quase 30% do ano passado para hoje entre os inscritos. O prazo para inscrição termina amanhã

12/06/2025 17h30

MS registra 15.292 inscrições a mais que em 2024 no ENEM

MS registra 15.292 inscrições a mais que em 2024 no ENEM Divulgação

Continue Lendo...

Termina amanhã (13) o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Até o momento, Mato Grosso do Sul registrou 66.491 participantes inscritos. Destes, 31.296 são isentos e 35.233 são pagantes. 

Os números correspondem ao levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

O número corresponde a um aumento de 15.292 inscrições em relação ao ano passado, quando o estado registrou 51.199 candidatos, 26.857 isentos da taxa e 24.342 pagantes, uma taxa de 29,8% de aumento nas inscrições. 

A taxa de inscrição para participantes pagantes é de R$85 e deve ser paga até o dia 18 de junho por meio de boleto (gerado na Página do Participante); Pix (através do QR Code no boleto); cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança. 

Neste ano, alunos do 3º ano do ensino médio na rede pública terão a inscrição pré-preenchida no sistema. Mesmo assim, devem confirmar a participação na prova através da Página do Participante e selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) a ser avaliada na prova. Mesmo que eles não solicitem a isenção do pagamento, o sistema a dará automaticamente e o boleto não será gerado. 

Outra novidade é que, nesta edição, além de concorrer a vagas de graduação em universidades públicas brasileiras, em instituições do exterior e de bolsas de estudos em faculdades particulares, os candidatos maiores de 18 anos voltarão a poder utilizar o resultado da prova para conseguir o diploma do Ensino Médio, caso ainda não tenham. Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Nacional

Até a tarde de hoje (12), foram registrados 5.345.070 inscritos para o ENEM em todo o Brasil. As provas serão aplicadas em todo o território nacional nos dias 9 e 16 de novembro. 

Confira o cronograma atualizado do Exame abaixo:

MS registra 15.292 inscrições a mais que em 2024 no ENEM
OExame Nacional do Ensino Médiotem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término dos anos de educação básica. Criado em 1998, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 

ERROU

Após 26 dias preso por engano no lugar do irmão, homem consegue liberdade em MS

O homem foi preso injustamente após seu irmão dar seu nome em abordagem por furto

12/06/2025 17h15

Defensoria pública de MS

Defensoria pública de MS Divulgação

Continue Lendo...

Um homem de 41 anos ficou 26 dias preso em um Estabelecimento Penal de Corumbá foi solto após trabalho da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. O homem teria sido preso injustamente no lugar do irmão, de 43 anos, após este ter dado seu nome em uma abordagem policial. 

A troca de identidades ficou provada a partir da verificação das impressões digitais. No processo, ficou constatado que “é verdadeira a alegação, trazida em audiência de custódia, de que o irmão do nosso assistido se valeu do nome deste ao se apresentar na delegacia”, segundo Pedro Lenno Rovetta Nogueira, defensor substituto na 3ª Defensoria Pública Criminal de Corumbá, que foi quem pediu para que os dados biométricos dos irmãos fossem analisados.

Consta nos autos, o irmão mais novo informou, desde a audiência de custódia (onde um suposto infrator é ouvido pelo juiz) que não tinha conhecimento da existência de mandado de prisão contra ele e afirmou que não havia cometido crime nenhum. Alegou, inclusive, que suspeitava que o irmão fosse o autor do furto em 2022, que chegou a ser preso em flagrante e ganhou direito de responder em liberdade. Mesmo com os argumentos, o inocente continuou preso.

No processo, foi relatado que a troca dos nomes aparece no inquérito policial, porém o Ministério Público não chegou a identificação do acusado, fazendo a denúncia contra a pessoa errada. 

Após a verificação das impressões digitais, a Defensoria pediu a revogação da prisão preventiva do homem, que foi colocado em liberdade pela 4ª Vara Criminal de Campo Grande.

O Ministério Público foi convocado a se manifestar devido a sucessão de erros. O órgão corrigiu a qualificação do acusado e apresentou o denunciado correto para o prosseguimento da ação penal. 

O homem inocente, caso queira, poderá entrar com uma ação judicial contra o Estado para pedir indenização.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).