Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EXAME NACIONAL

Termina nesta sexta-feira prazo para solicitar isenção na inscrição do Enem

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 24 de abril
17/04/2020 09:46 - Bruna Aquino


Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para solicitar a isenção na taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido deve ser feito diretamente na Página do Participante antes do prazo de inscrição. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, as provas acontecerão em duas datas, 11 e 18 de outubro para provas na modalidade digital e 1° e 8 de novembro para versão impressa. Apenas 100 mil pessoas poderão solicitar a prova por meio digital.  

Neste mês além da isenção, o participante também poderá solicitar o recurso caso tiver o pedido negado, justificativa para quem faltou na edição passada. Os procedimentos citados ainda não garantem a inscrição, que deverá ser realizada entre os dias 11 à 22 de maio.  

Quem não deve pagar a inscrição do Enem?

O estudante que está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, ou quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública  como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.

Também pode solicitar, o participante que está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

É de responsabilidade do participante acompanhar a situação da solicitação e for aceita, não significa que o participante está inscrito. Todos precisam realizar a inscrição com isenção ou não entre 11 e 22 de maio.

Recursos

Se a solicitação de isenção for negada, o estudante ou participante pode recorrer da decisão entre o dia  27 de abril a 1º de maio na Página do Participante. Para pedir o recurso é necessário apresentar os documentos solicitados

Justificativa de ausência 

Se o participante teve a isenção no ano passado, mas faltou nos dias de prova, para conseguir a isenção neste ano precisa justificar a ausência entre os dias 6 a 17 de abril também na Página do Participante. Assim como no recurso, a justificativa também precisa de apresentação de documentos.

 

Felpuda


Devidamente identificadas as figurinhas que agiram “na sombra” em clara tentativa de prejudicar cabeça coroada. Neste segundo semestre, os primeiros sinais começarão a ser notados como reação e “troco” de quem foi atingido. Nos bastidores, o que se ouve é que haverá choro e ranger de dentes e que quem pretendia avançar encontrará tantos, mas tantos empecilhos, que recuar será sua única opção na jornada política. Como diz o dito popular: “Quem muito quer...”.