Cidades
ENSINO MÉDIO

Enem fecha amanhã o prazo para inscrição na edição 2022 da prova

Exame será aplicado em todo território nacional, nos dias 13 e 20 de novembro

Da Redação

20/05/2022 12:01

Termina às 23h59 de amanhã (21), o prazo para estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, tanto na versão impressa quanto a digital. As provas acontecem nos dias 13 e 20 de novembro.

Conforme Agência Brasil, seja isento ou não, todas as inscrições são feitas pela Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/)  

Vale lembrar que, após a inscrição, aqueles que não conseguirem isenção da taxa da prova (R$ 85), precisam acessar a Página do Participante, para escolher a forma de pagamento.  

Importante ficar atento para a data de 27 de maio, que é o prazo limite para pagamento da taxa. Ainda, pela primeira vez, além do tradicional boleto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito.  

Vale lembrar que, após selecionar a opção de pagamento, não será possível alterar a escolha.

Nome social

Também o direito é garantido para o participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero), e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal.  

Contudo, será necessário confirmar a opção na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Para candidatos que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita, o Inep orienta que seja feita a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.