Cidades

EDUCAÇÃO

A+ A-

Ensino básico à distância deve ser expandido após pandemia

Mesmo após retorno às escolas, ainda sem data para acontecer, plataforma do Google continuará em uso para os 210 mil alunos

Continue lendo...

Em testes desde o ano passado, a plataforma Google Sala de Aula será o meio pelo qual a Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul vai garantir as atividades aos 210 mil alunos, em meio à pandemia da Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus. E após a crise, a ferramenta pode ser aliada dos professores para expandir a possibilidade de testar o conhecimento dos alunos.

“Há a possibilidade de se aplicar atividades complementares e lançar tarefas de casa”, frisou Paulo Cezar Rodrigues, superintendente de informação e tecnologia da Secretaria de Estado de Educação (SED).

A implantação do sistema na REE não terá custo ao governo do Estado, garante o superintendente. O programa foi viabilizado por meio de uma parceria com o Google. Desde o ano passado, duas escolas do interior já usavam a plataforma, e a pandemia forçou a SED a adotar a ferramenta.

“É extremamente dinâmica tanto para o professor quanto para os alunos, pois permite que sejam aplicadas atividades síncronas e assíncronas. Estarão todos em uma sala virtual, podendo haver interações entre professores e alunos e entre os próprios alunos e toda a dinâmica de uma sala de aula física”, explicou Rodrigues.

Assim, em caso de dúvida, o aluno pode executar as atividades no horário de aula, procurando o professor por meio do recurso de chat do Sala de Aula, ou realizá-las em outro período. Além de todos os 210 mil alunos, 15 mil professores terão acesso à plataforma.

Os estudantes podem usar  dispositivos como computador ou smartphone. Quem não tem acesso à internet deve procurar sua escola para executar as atividades nas salas de tecnologia educacional ou solicitar a impressão dos cadernos e levar para casa. A orientação é telefonar para a unidade e agendar um horário para ambas as situações.

Por enquanto, não serão aplicadas provas. “Aguardamos orientação do Conselho Nacional de Educação”, destacou o superintendente, esclarecendo que uma nota técnica vai orientar as escolas como proceder nessa situação.

No retorno, alunos em defasagem vão passar por recuperação paralela às aulas para solucionar dificuldades que tenham durante a suspensão. Desde 23 de março, a rede está operando das casas de docentes e de estudantes.

PREOCUPAÇÃO

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Jaime Teixeira, a iniciativa é positiva, mas a entidade não quer que o sistema se torne o padrão da REE. “Somos favoráveis ao ensino presencial e contra seja qual for o tipo de ensino a distância na Educação Básica. As famílias têm realidades diferentes, nem todas têm acesso a essa tecnologia, tampouco conteúdo ”.

As férias serão antecipadas de julho para maio, situação definida ontem em reunião entre a SED e a Fetems. “Na primeira quinzena vão decidir se será antecipação do recesso do meio do ano ou simplesmente a prorrogação das aulas remotas. Até dia 19 de maio não haverá aula. Não é uma decisão só da secretária de Educação”, disse Teixeira.

O presidente do Conselho de Diretores das Escolas de Campo Grande (Condec), Leandro Colombo, confirmou que entre 4 e 18 de maio serão antecipadas as férias, e o retorno das aulas presenciais não está confirmado no dia 19 para os alunos da REE. “As férias mesmo agora vão ser antecipadas. Aí provavelmente volta continuando com EAD [aulas não presenciais], mas nada foi publicado. O que está garantido é que as férias vão ser de 4 a 18 de maio”, afirmou.

COMPROMISSO

Para o doutor em Educação e especialista em Ensino a Distância Jeferson Pistori, esse momento em que os alunos estão estudando em casa serve para dar autonomia e responsabilidade. “O aluno precisa se adaptar. Precisa ter um espaço adequado para os estudos e roteirizar seu dia a dia”, explicou o docente, que é diretor de Educação a Distância da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

As primeiras semanas podem ser difíceis tanto para o professor como para o estudante. “Tem de ter um cuidado com a capacitação do professor. E esse primeiro contato precisa de acompanhamento da equipe pedagógica, porque o aluno pode abandonar ou gostar da plataforma”, pontuou.

O acompanhamento da família é primordial, mesmo para os pais que normalmente não participam da rotina escolar. “Principalmente nos anos iniciais, é preciso criar uma rotina e acompanhar de perto. Os pais precisam encontrar tempo, mesmo que seja 30 minutos por dia para ver se as tarefas estão sendo feitas”, finalizou.

Servidores

Governo Lula amplia proposta de reajuste para 9,5% para servidores federais da educação

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%

19/04/2024 14h00

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira. Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta sexta-feira (19) uma contraproposta a técnicos e servidores da educação para 2025 e 2026 em numa nova mesa de negociação.

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%. Além disso, os pagamentos já seriam feitos em janeiro de 2026, não em maio, como é praxe.

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira.

A proposta foi feita em reunião de lideranças sindicais no Ministério da Gestão e Inovação com integrantes do governo. Em frente à sede da pasta estavam integrantes da categoria em protesto.

Do lado do Executivo estiveram presentes o secretário-executivo-adjunto da Educação, Gregório Grisa, e o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso.

Também participaram representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) e do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
De acordo com o governo, há 220 mil pessoas nesta carreira.

"A gente colocou na mesa agora, para avaliação das entidades, para apreciação dos sindicatos, uma proposta de reajuste que representa um avanço expressivo, quando comparada à proposta que o governo fez ainda no final do ano, que era de 4,5% em 2025, 4,5% em 2026", disse Grisa.

"A gente traz a proposta agora, inclusive adiantando para o mês de janeiro de 2025, já ter 9% em 2025. Então a gente dobra a proposta feita anteriormente para essa carreira de técnicos administrativos", completou.

Ao final da reunião, os secretários do governo falaram com jornalistas sobre a proposta. À tarde, a mesa de negociação será com professores.

Docentes de universidades, centros de educação tecnológica e institutos federais das cinco regiões do Brasil entraram em greve no último dia 15, após o governo não prever reajuste às categorias.
Eles exigem aumento salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

De acordo com balanço de quinta-feira (18) da Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), há 24 instituições paralisadas e outras 11 com indicativo de greve. Já a Fasubra diz que 66 das 69 instituições aderiram à greve.

Dia do exército

Riedel, secretários e policiais recebem honrarias nos 376 anos do Exército

Cerca de mil militares das Forças Armadas participaram de solenidade no CMO

19/04/2024 13h00

Marcha e desfile de militares do Exército Brasileiro MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Cerca de mil militares das Forças Armadas comemoraram os 376 anos do Exército Brasileiro (EB), na manhã desta sexta-feira (19), em solenidade realizada no Comando Militar do Oeste (CMO), localizado na avenida Duque de Caxias, em Campo Grande.

Homens e mulheres fardados, de 13 grupamentos/batalhões, marcharam e desfilaram em alusão ao Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas, diplomas, certificados e honrarias militares ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); comandante-geral da Polícia Militar (PMMS), Renato dos Anjos; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Frederico Reis; secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); entre outras autoridades.

Os convidados foram homenageados em reconhecimento aos serviços que contribuíram para progresso, defesa e segurança de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governador do Estado, Eduardo Riedel, a parceria entre o governo de MS e EB garante ganhos na infraestrutura, sociedade e segurança pública.

“Estou muito honrado de receber uma homenagem do Exército Brasileiro, é uma instituição que orgulha a todos nós. E para o Mato Grosso do Sul, é fundamental, um estado que faz fronteira com dois países, faz divisa com mais outros cinco estados da federação e a sede do Comando Militar do Oeste é aqui no estado de MS. É uma parceria extremamente efetiva, diante de todas as situações que nós temos no estado, o Exército Brasileiro traz ao estado tranquilidade e parceria grandes em diversas áreas, social, infraestrutura, segurança pública. E a gente fica muito honrado em receber essa homenagem aqui hoje”, disse o governador de MS, em coletiva de imprensa.

Segundo o general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, a missão do EB é a de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

“São 376 anos de dedicação à Pátria, ao nosso povo, ao nosso Brasil, trabalhando dentro dos nossos princípios de disciplina, hierarquia, valores e ética. Nosso papel é a garantia dos direitos constituídos, a defesa da Pátria, colaborar para o desenvolvimento nacional e estar junto a sociedade, tornando esse Brasil cada vez maior”, ressaltou o general.

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril, data que relembra o aniversário da Batalha de Guararapes, travada em 1648, quando brasileiros de diversas origens se uniram pela primeira vez em defesa do território contra o domínio holandês.

Neste dia, são realizadas diversas atividades para celebrar e reconhecer o trabalho e a importância do Exército na defesa da nação e na manutenção da ordem e segurança interna.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).